Igreja: Superar discurso de «crise de vocações»

Reitor do Seminário dos Olivais destaca importância de apresentar os seminários e envolver a comunidade cristã

Lisboa, 09 nov 2013 (Ecclesia) – O padre José Miguel Barata Pereira, reitor do Seminário dos Olivais (Patriarcado de Lisboa), considera que falar de crise de vocação é uma linguagem que tem de ser “ultrapassada”.

Em entrevista publicada no Semanário ECCLESIA, o responsável afirma que os “tempos são diferentes” e que a expressão ‘crise’ surgiu por oposição a períodos em que os seminários estavam cheios, admitindo que não existe, no entanto, o número de vocações “adequadas às necessidades do acompanhamento dos cristãos”.

“Não creio que possamos falar de crise, pelo menos de vocações, porque a haver alguma crise é de civilização, de nos reentendermos, já não estamos em cristandade, e porventura, às vezes, uma crise de solidez da fé, uma fé que é inspiradora dos valores depois não se traduz numa conversão de vida concreta a partir desses valores que ficam apenas no campo da inspiração”, analisou o sacerdote.

O padre José Miguel Barata Pereira falou sobre os objetivos da Semana dos Seminários, que decorre de 10 a 17 de novembro, e apresenta o guião celebrativo, elaborado em Lisboa.

“[A Semana dos Seminários] é uma chamada de atenção para uma realidade que é de todo o ano e de todos os dias, o seminário como casa de formação, que os documentos da Igreja chamam de “coração da diocese” onde se formam os sacerdotes para o serviço em cada tempo do povo de Deus, mas chama a atenção de uma forma mais cuidada para a necessidade de rezarmos pelos seminários, de cuidarmos do sentido vocacional na vida, nas famílias e nas comunidades”, revela o reitor do Seminário dos Olivais.

À Agência ECCLESIA, o padre José Miguel Pereira acrescenta que esta semana é uma oportunidade de individualmente ou em comunidade as pessoas partilharem “os bens espirituais e materiais com estas casas de formação que vivem da generosidade do povo de Deus” e de todos terem cuidado e estarem “mais atentos a esta realidade importante na vida da Igreja”.

Com o tema “Para que Cristo se forme em nós”, a organização do guião para a semana dos seminários foi da responsabilidade do Seminário diocesano de Lisboa e disponibiliza diversos subsídios/contributos para que esta semana em particular seja vivada com vários momentos de oração, para além de apresentar a morada física e online dos seminários de todas as dioceses de Portugal.

“O guião tem um conjunto de ajudas para a catequese da primeira infância, para adolescentes e jovens, para adultos e famílias e atividades para ajudar a refletir e meditar acerca da vocação sacerdotal, do lugar do sacerdócio na vida da Igreja e como isso desabrocha e desponta no seio da Igreja e até de propostas de visita”, explicou o reitor.

O propósito é envolver as comunidades cristãs para que tenham presente e conheçam esta realidade: “que se lembre, se cuide, se reze, se peça pelas vocações sacerdotais, seja abrindo também as portas e a tirar às vezes algumas ideias menos certas acerca do que é um seminário”.

O guião e respetivos contributos para a Semana dos Seminários, que se celebra de 10 a 17 de Novembro, também pode ser consultado na página http://www.ecclesia.pt/semanaseminarios2013/.

HM/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top