Igreja/Sociedade: Prior de Taizé está a realizar uma visita de cinco dias à Ucrânia

Irmão Alois foi manifestar solidariedade aos jovens «nesta terrível provação» da guerra

Foto: Taize.fr

Taizé, França, 22 dez 2022 (Ecclesia) – A comunidade de Taizé informa que o seu prior, o irmão Alois, chegou esta quarta-feira à Ucrânia para uma visita de cinco dias, onde vai visitar responsáveis da Igreja e encontrar jovens nas cidades de Kiev e Lviv.

“Queria vir ao seu encontro para lhes manifestar a nossa solidariedade nesta terrível provação”, explicou o irmão Alois, na informação enviada à Agência ECCLESIA pela comunidade monástica francesa.

A comunidade ecuménica de Taizé está a preparar o seu 45º Encontro Europeu de Jovens, que se vai realizar na cidade de Rostock, no norte da Alemanha, no Mar Báltico, uma das regiões “mais secularizadas da Europa”, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2023.

O irmão Alois, que chegou esta quarta-feira de manhã à Ucrânia, recorda que “há muitos jovens” que nos últimos anos viajaram da Ucrânia para Taizé e também participaram nos Encontros Europeus.

“Serão quase 300 a participar no encontro deste ano em Rostock, mas muitos outros não poderão ir por causa da guerra”, assinala sobre o encontro anual de final de ano, parte da ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’ promovida pela comunidade ecuménica há mais de 40 anos.

Durante cinco dias, o prior de Taizé vai visitar os responsáveis da Igreja na Ucrânia e encontrar jovens nas cidades de Kiev e Lviv, onde permanecerá até ao Natal.

A comunidade de Taizé, em França, a cerca de 360 quilómetros de Paris, congrega uma centena de monges, de várias Igrejas cristãs e de mais de 30 países, incluindo Portugal, o irmão David, unidos como “sinal de reconciliação entre os cristãos e os povos separados”.

Foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, e começou por acolher perseguidos políticos, judeus e mais tarde prisioneiros alemães.

CB

 

Ecumenismo: Comunidade de Taizé reúne cinco mil jovens no Encontro Europeu em Rostock

Partilhar:
Scroll to Top