Novo bispo auxiliar de Lisboa visitou a Câmara Municipal do Porto para agradecer à cidade e à diocese a que está «matrimonialmente ligado» 

Fotos Porto.pt/Miguel Nogueira, Visita de D. Américo Aguiar à Câmara Municipal do Porto

 

Porto, 02 abr 2019 (Ecclesia) – O novo bispo auxiliar de Lisboa visitou esta segunda-feira a Câmara Municipal do Porto para “agradecer à cidade” e afirmar que vai “continuar a fazer pontes”, sem esquecer a sua diocese de origem.

“O que eu sou devo-o à cidade, para o bem e para o mal, e, por isso, muito obrigado ao meu Porto”, disse D. Américo Aguiar ao ser recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, e pelos vereadores.

De acordo com a publicação online da autarquia, o novo bispo auxiliar de Lisboa referiu que deseja continuar “fazer pontes” e garantiu que vai permanecer “matrimonialmente ligado à Diocese do Porto”.

“Não esquecerei o Porto, com toda a certeza”, sublinhou o novo bispo.

D. Américo Aguiar foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar de Lisboa no dia 1 de março; a 31 do mesmo mês foi ordenado bispo na Igreja da Trindade, no Porto, numa celebração presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

“Fui surpreendido pelo carinho, pelo acolhimento das pessoas anónimas, que se manifestaram”, disse D. Américo Aguiar, recordando as manifestações de proximidade da população que encheu a Igreja da Trindade e se reuniu no seu exterior.

“Não tinha a perceção do retorno e da recetividade das pessoas em relação à minha pessoa, pois trabalho em circuitos muito fechados, como com as chancelarias, e não ando propriamente no terreno”, afirmou o novo bispo, citado pelo portal porto.pt.

D. Américo Aguiar foi recebido na Câmara Municipal do Porto e depois foi acompanhado pelo presidente da autarquia, a pé, até ao Paço Episcopal do Porto.

PR

Partilhar:
Share