Servas Franciscanas de Jesus Sacramentado e Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição vão receber hoje Medalha de Honra do Município

Macedo de Cavaleiros, 29 jun 2017 (Ecclesia) – A Câmara de Macedo de Cavaleiros vai hoje distinguir com a Medalha de Honra do Município as Servas Franciscanas de Jesus Sacramentado e a Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição (Comunidade de Balsamão).

As Servas Franciscanas viveram de 8 de dezembro de 2015 a 1 de novembro de 2016 o Ano Jubilar da Congregação, festejando “o centenário da primeira inspiração carismática; os 75 anos da tomada de decisão de fundar a Congregação; 25 anos da elevação a Instituto de Direito Pontifício”, refere uma nota enviada à Agência Ecclesia.

A presença da comunidade no concelho transmontano iniciou-se em 1944, “destacando-se no desenvolvimento de um trabalho pastoral e de solidariedade social”.

O Centro D. Abílio Vaz das Neves, em homenagem ao bispo da Diocese Bragança-Miranda que fundou a Congregação, acolhe 62 crianças e jovens do sexo feminino, com idades entre os 2 e os 21 anos, e do sexo masculino, entre os 2 e os 6 anos.

Já o Centro de Reabilitação Profissional, único no nordeste transmontano, “dedica-se à formação e inserção socioprofissional de vinte e oito jovens com deficiência”.

A Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição chegou a Balsamão em 1754 pela mão de frei Casimiro Wyszynski.

“A partir de então os Marianos têm trabalhado na Pastoral Paroquial, na Animação Pastoral do Santuário de Balsamão, na Pastoral Juvenil, na Pastoral da Misericórdia, através de diversas publicações e a realização anual da Semana da Misericórdia, através de diversas publicações e a realização anual da Semana da Misericórdia, e no diálogo entre a Cultura e a Fé, particularmente com a realização das Jornadas Culturais de Balsamão, desde há 19 anos”, refere a Câmara de Macedo de Cavaleiros.

O município sublinha o “precioso serviço aos jovens” prestado pelos religiosos, também capelães da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros.

OC

Partilhar:
Share