Jornada de reflexão sobre a deficiência reúne responsáveis e especialistas em Almada

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Almada, 14 mar 2019 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro (CSPPRG), da Cova da Piedade, Diocese de Setúbal, está a promover uma jornada de reflexão sobre a deficiência, convidando os católicos e a sociedade em geral a “agir.

“Nestes temas não basta especular”, refere à Agência ECCLESIA o padre José Pinheiro, presidente do CSPPRG.

‘Casa com lugar para todos – onde a deficiência vive’ é o tema que enquadra o debate que decorre hoje, no Fórum Romeu Correia, em Almada e que reúne entidades públicas e privadas na área da deficiência mental.

Na base da iniciativa está a intenção do Centro Paroquial da Cova da Piedade de criar um novo equipamento social, que responda às necessidades de formação e inserção no mercado de trabalho de muitos jovens com deficiência.

“Toda a nossa comunidade é chamada a partilhar este caminho de inclusão da pessoa com deficiência” referiu o presidente da instituição.

A vereadora de Intervenção Social e Habitação da Câmara Municipal de Almada destacou, durante os trabalhos, a necessidade de incluir com equidade, tendo em conta a especificidade de cada situação.

Maria Teodolinda Silveira sublinhou algumas apostas recentes do município, como é o caso do Balcão para a Integração, que visa dar resposta e encaminhar algumas situações de urgência social.

A sessão de abertura das jornadas contou ainda com a participação da Diretora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Setúbal, do Instituto da Segurança Social.

Cristina Lira salientou que a Segurança Social também é “um lugar para todos” e destacou o papel do CSPPRG que, nas suas palavras, “foi sempre um desafiador e sempre revelou capacidade para aceitar desafios”

O programa do dia está articulado em diversos painéis que abordam a questão da deficiência na realidade portuguesa, o papel da família, a inclusão e a condição daqueles que têm de viver com a deficiência.

A sessão de encerramento da jornada de reflexão contará com a presença de D. José Ornelas, bispo de Setúbal; Inês Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada; Mariana Van Zeller, do Instituto Nacional para a Reabilitação; e Natividade Coelho, do Centro Distrital de Setúbal, Instituto da Segurança Social.

HM/OC

Partilhar:
Share