Igreja/Sociedade: Incêndios de 2017 motivaram respostas da «Casa de Betânia»

Instituição integra nova rede «Cuidar da Casa Comum»

Lisboa, 28 dez 2017 (Ecclesia) – A instituição particular de solidariedade social (IPSS) ‘A Casa de Betânia’ divulgou a iniciativa ‘Cuidar da Casa Comum’ que propõe, como primeiro objetivo, “aprofundar e difundir” a encíclica papal ‘Laudato Si’ na sociedade.

Na mensagem de Natal, enviada à Agência ECCLESIA, a IPSS explica que a iniciativa ‘Cuidar da Casa Comum’ é uma rede de instituições, organizações, obras, movimentos da Igreja Católica e de outras Igrejas Cristãs.

A rede tem também como objetivos aprofundar e difundir a “teologia da Criação” e incentivar a celebração em comum do Dia da Criação.

Ao todo são seis objetivos e a rede – instituições, organizações, Igrejas e pessoas individuais – vão promover “sessões de esclarecimento e sensibilização”, bem como, fomentar a criação de “focos de cuidado da casa comum” aos quais vai proporcionar “instrumentos de reflexão e guiões para iniciativas de conversão ecológica, animará plataformas para difusão e troca das diferentes experiências”.

O projeto ‘Cuidar da Casa Comum’ já tem um sítio na internet –  www.casacomum.pt – onde vão partilhar as diferentes iniciativas que “se poderão desencadear”, que “possam ajudar a uma conversão ecológica” e a encontrar caminhos conjuntos para a “promoção da ecologia integral”.

“É tempo de aprender a não estragar a beleza da Terra que recebemos e recomeçar como se fosse o 1º dia da criação”, assinala ‘A Casa de Betânia’.

Na sua mensagem sublinha que querem “viver o Natal” em cada dia colaborando em vários programas que vão “ajudar na transformação das mentalidades” em relação à Casa Comum e à floresta que “conta com todos”.

Neste contexto, divulgam também a campanha ‘Uma Árvore pela Floresta’, da Quercus/CTT, que propõe apadrinhar uma árvore por 3€ (três euros) e já foi possível plantar “sete mil árvores”.

A associação ‘A Casa de Betânia’ explica que depois dos incêndios em junho esteve em Pedrógão Grande para “apoiar e partilhar” algo com as pessoas e “estar com elas”, tendo sido “uma experiência” que nunca vão esquecer, e também estiveram em Oliveira do Hospital.

“Foi uma desolação ouvir as pessoas, ver aquelas árvores negras a falar do que muitos tinham perdido, do que todos perdemos”, recorda, por isso, o Natal “teve de ser diferente” e querem que 2018 “também o seja”.

A IPSS informa ainda que na preparação do Natal e no contexto do seu Plano de Atividades 2018-2020 escolheu como tema unificador ‘Juntos vamos cuidar da nossa Casa Comum’.

A Casa de Betânia’ que celebrou 25 anos em julho espera que as diversas oportunidades “enriqueçam e abram novos caminhos de fraternidade”.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top