Carmo Vitorino, da ACEGE Next, é uma dos 50 portugueses que vão estar em março com o Papa Francisco

Lisboa, 21 jan 2020 (Ecclesia) – Carmo Vitorino, uma das jovens portuguesas que vai estar presente no encontro convocado pelo Papa sobre a “Economia de Francisco”, em Assis, espera que da reunião de março saiam “ações concretas para combater a pobreza extrema”.

A jovem, membro da ACEGE Next – núcleo da Associação Cristã de Empresários e Gestores que representa as novas gerações – assume que há, agora, mais preocupações ambientais e espera que o encontro de Assis gere mudanças reais.

“Eu e mais 50 jovens portugueses acreditamos neste caminho, não sabemos que medidas vão sair de lá, mas sabemos que é um caminho e esperamos que saiam ações concretas que possam combater essa pobreza extrema”, disse, em declarações transmitidas hoje no Programa ECCLESIA.

O Papa Francisco convocou “jovens economistas, empresários e empresárias de todo o mundo” para um encontro em Assis, nos dias 26, 27 e 28 de março, sobre o tema “A economia de Francisco” e Carmo Vitorino sentiu que o convite era para si.

“Há uma necessidade de reanimar esta economia, nós que estudámos Economia e Gestão vemos que o Papa apela a mudar esta perspetiva, daí o meu interesse”, refere.

Cultivou-se uma economia de consumo e o desperdício foi muito incutido nos nossos pais, e nós tivemos formação para apelar às preocupações ambientais, a nossa formação foi diferente e temos de ter um olhar diferente”.

Carmo Vitorino esclarece  que a designada “economia de Francisco” não é um modelo económico como se aprende nos ‘bancos da universidade’, mas “um caminho de construção”, partilhado por todos.

“Sabemos que é uma economia virada para as pessoas, mais humana e inclusiva, que quer que haja reciprocidade de ambas as partes, e com preocupações ambientais e que seja de longo prazo, que se prolongue para as futuras gerações”, aponta.

A cada terça-feira, até à data do encontro de Assis, o programa Ecclesia na RTP 2 traz testemunhos de jovens que irão participar no evento.

HM/SN

Partilhar:
Share