Igreja/Sociedade: «Economia de Francisco» dinamiza maratona mundial de apoio às mulheres iranianas e afegãs, que passa por Portugal

Cidade do Vaticano, 26 jan 2023 (Ecclesia) – Os jovens da ‘Economia de Francisco’ vão realizar a 28 de janeiro a maratona de leitura ‘Ars narrandi, ars vivendi’ de apoio às mulheres iranianas e afegãs, onde vão ler o livro ‘As Mil e Uma Noites’, em Assis.

“Sentimos o dever de estar ao lado das mulheres iranianas e afegãs que lutam pela sua liberdade e ao lado de todos os jovens que estão a tentar construir um futuro melhor”, explica a organização, lembrando que Scheherazade, a protagonista de ‘As Mil e Uma Noites’, salvou as mulheres da vila e salvou-se a si própria “conseguindo encontrar todas as noites uma nova história para contar”.

Sobre o livro escolhido para esta maratona mundial de leitura, ‘As Mil e Uma Noites’, a ‘Economia de Francisco’ assinala que a narrativa “é também um lugar a ser percorrido para tentar derrotar a morte”.

“Um sinal para celebrar e defender o valor das palavras e sua capacidade generativa de salvação, o direito fundamental de expressar-se, de protestar, de defender e lutar pela vida, pelos direitos e pela liberdade. Que sejam as mulheres e os jovens a gerar as necessárias palavras primárias do mundo novo que deve nascer”, desenvolvem.

Com esta iniciativa ‘Ars narrandi, ars vivendi’ (‘A arte de contar, a arte de viver’), um jovem da ‘Economia de Francisco’ observa que está a fazer “o que pediram as pessoas a quem o evento é dedicado”, isto é, que façam ouvir as suas vozes e não se esqueçam delas.

“Hoje, toda a questão social e política é removida alguns dias após a sua explosão na media. É por isso que é necessário estar vigilante, como sentinelas que guardam um problema para o qual (talvez) não há solução imediata, mas com respeito, ao qual não se pode virar para o outro lado”, acrescentam.

A maratona mundial de leitura começa na cidade italiana de Assis, este sábado, dia 28 de janeiro, mas o projeto ‘Economia de Francisco’ tem o objetivo de convidar outras cidades a organizarem leituras e um debate público sobre o que está a acontecer no Irão e no Afeganistão, adianta o portal ‘Vatican News’.

Em Portugal, a leitura vai decorrer no Auditório Gaveta, do Parque Urbano de Paços de Ferreira, e na Biblioteca da ‘Nova School of Business and Economics’, em Lisboa.

A ‘Economia de Francisco’ contextualiza que no Irão, a morte da jovem mulher Mahsa Amini, a 16 de setembro de 2022, três dias depois de ter sido presa em Teerão, por usar o véu islâmico (hijab) incorretamente, continua a provocar manifestações públicas, enquanto no Afeganistão, os Talibãs negaram às mulheres o direito de estudar, de frequentar a universidade, de ter acesso a ginásios e parques públicos.

O movimento ‘Economia de Francisco’ (EoF), que também existe em Portugal, nasceu após a convocatória lançada pelo Papa Francisco a “jovens economistas, empresários e empresárias de todo o mundo”, em maio de 2019, para um encontro em Assis, e pensar numa economia que “faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida a criação e não a despreza”.

CB/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top