A partir das 17h30, com celebração da Eucaristia e inauguração e bênção de uma estátua em bronze, em Tendais

Lamego, 29 ago 2018 (Ecclesia) – D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto que faleceu em 2017, vai ser homenageado hoje com um monumento “evocativo e de gratidão” em Tendais, Cinfães, Diocese de Lamego, numa celebração a partir das 17h30.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese de Lamego informa que o monumento “evocativo e de gratidão pela vida e missão” de D. António Francisco dos Santos vai ser abençoado pelo bispo diocesano, D. António Couto, que preside à Eucaristia, a partir das 17h30, e inaugurado pelo presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco.

Outros bispos portugueses também confirmaram que vão estar presentes na celebração, como o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e o bispo auxiliar D. Nuno Almeida; do Porto, D. Manuel Linda e os bispos auxiliares D. Pio Alves e D. António Augusto; o bispo de Aveiro D. António Moiteiro e o bispo emérito de Lamego D. Jacinto Botelho.

O monumento é uma estátua em bronze, com dois metros de altura, e a base é constituída por quatro patamares e quatro painéis evocativos da ação desenvolvida pelo prelado nas Dioceses de Lamego, Braga, Aveiro e Porto.

A estátua é da autoria de Hélder de Carvalho e teve como mecenas a Irmandade dos Clérigos do Porto, a Associação Comercial do Porto (Palácio da Bolsa) e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, enquanto a base, do arquiteto Carlos Martins, foi oferecida pela Câmara Municipal de Cinfães e a Junta de Freguesia de Tendais.

A homenagem na terra-natal de D. António Francisco dos Santos, na Paróquia de Tendais, realizar-se no dia do seu aniversário natalício.

D. António Francisco dos Santos foi bispo do Porto entre fevereiro de 2014 e setembro de 2017, falecendo no dia 11 desse mês, aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese, devido a uma complicação cardíaca.

Nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, tomou posse a 5 de abril do mesmo ano, depois de ter sido bispo de Aveiro e auxiliar de Braga.

Ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego, D. António Francisco dos Santos era natural de Tendais e foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Após os estudos no seminário da sua diocese, licenciou-se em Filosofia na ‘École Pratique de Hautes Études Sociales’, com mestrado no Instituto Católico de Paris, onde obteve ainda o diploma de Sociologia Religiosa.

Durante os estudos em Paris, foi membro da equipa sacerdotal da Paróquia de São João Batista de Neuilly-sur-Seine, assumindo a responsabilidade pastoral da comunidade portuguesa.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

CB

Partilhar:
Share