Bispos portugueses escreveram mensagem de «afeto e gratidão»

Lisboa, 19 mar 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco associou-se hoje à celebração do Dia do Pai, na data em que a Igreja Católica assinala a festa litúrgica de São José.

“Queridos Papás, felicitações pelo vosso dia! Sede para os vossos filhos como São José: guardiões do seu crescimento em idade, sabedoria e graça”, escreveu, na sua conta ‘@pontifex’, da rede social Twitter.

Em Portugal, a Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) dirige uma mensagem a todos os pais, por ocasião da celebração do seu dia, a 19 de março, manifestando “afeto e gratidão” pelo papel que desempenham nas famílias.

“Como é bom ser pai e como é belo ser filho e ser filha! Neste dia dedicado ao Pai, dirigimos com alegria uma saudação cheia de afeto e gratidão a todos os pais atentos e dedicados à bela e difícil tarefa da educação de seus filhos”, refere o texto, enviado à Agência ECCLESIA.

O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa destaca a importância da presença paterna “nos momentos marcantes e inaugurais” da vida dos seus filhos.

“Um pai sabe bem como é exigente, nos tempos atuais, a missão de educar: quanta proximidade, quanta doçura e quanta firmeza são necessárias”, acrescenta a mensagem.

O texto cita o Papa Francisco para destacar que um pai deve estar “próximo dos filhos no seu crescimento” e ser “presente, sempre”.

“Um bom pai faz perguntas diretas, não evita as conversas difíceis e com poucas palavras diz o que tem a dizer mesmo quando isso lhe custa”, pode ler-se.

A Igreja Católica evoca anualmente, a 19 de março, a figura de São José, patrono da Igreja universal, data em que celebra o Dia do Pai.

“Inspirados e abençoados por S. José e por Maria de Nazaré, que pais e filhos nunca se esqueçam de que tudo passa, menos o amor: permanece o amor que se recebeu, o amor que se deu e, sobretudo, o amor que se partilhou. Como é bom ser pai e como é belo ser filho e ser filha!”, conclui a mensagem do CELF.

OC

Partilhar:
Share