Igreja/Sociedade: Bispos Católicos da União Europeia assinalam «pluralidade de crises e desafios comuns», e afirmam «desejo» de caminhar com Leão XIV

«Que possa exercer o seu ministério com sabedoria e caridade» – D. Mariano Crociata

Foto: Lusa/EPA

Bruxelas, 09 mai 2025 (Ecclesia) – A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) afirma o desejo de “caminhar juntos” e apoiar o novo Papa, eleito esta quinta-feira, assinala que se vive um contexto internacional de “pluralidade de crises e desafios comuns”.

“Num contexto internacional marcado por uma pluralidade de crises e desafios comuns, o nosso desejo é percorrer um caminho comum, caminhar juntos, apoiando o Pontífice no seu trabalho”, escreve o presidente da COMECE, D. Mariano Crociata, em nota publicada esta quinta-feira, dia 8 de maio, após a eleição do novo Papa.

O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.

“Asseguramos as nossas orações ao Papa Leão XIV, invocando sobre ele a luz e a força do Espírito Santo, para que possa exercer o seu ministério com sabedoria e caridade, renovando os corações e fortalecendo a fé no Senhor Ressuscitado”, assinala D. Mariano Crociata.

A Comissão dos Bispos Católicos da UE, através do seu presidente, explica que esperam “com esperança e confiança” a oportunidade de encontrar o Papa Leão XIV, “para receber dele encorajamento e orientação” na sua missão de diálogo com as instituições da União Europeia.

O novo Papa, o primeiro norte-americano, tem 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru (América Latina), e superior geral da Ordem de Santo Agostinho (Agostinhos).

“Com grande alegria e profunda gratidão ao Senhor, acolhemos a notícia da eleição do novo Pontífice, o Papa Leão XIV, sinal visível da unidade e universalidade da Igreja Católica. Este acontecimento vem iluminar o caminho da Igreja após a morte do Papa Francisco, a quem renovamos a nossa gratidão e as nossas orações”, desenvolve D. Mariano Crociata.

A COMECE integra delegados de todos os Estados-Membros da União Europeia; foi criada em 1980, com a aprovação da Santa Sé, para representar os episcopados católicos junto das instituições comunitárias; promove o diálogo com as instituições da UE, visando promover “o bem comum e uma abordagem centrada no ser humano”.

CB/OC

Vaticano: Leão XIV é o novo Papa (biografia)

Especial: «A paz esteja com todos vós» – as primeiras palavras de Leão XIV (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top