Igreja: Secretariado Nacional das Comunicações Sociais distingue trabalhos de temática religiosa

«Prémio de Jornalismo D. Manuel Falcão» recebe candidaturas até 28 de maio

Lisboa, 26 jan 2017 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) está a promover o ‘Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão’, em parceria com o Grupo Renascença Multimédia para apoiar, incentivar e galardoar trabalhos jornalísticos de temática religiosa.

A iniciativa destina-se a “jornalistas, fotógrafos, repórteres de imagem, editores de vídeo e outros profissionais dos media”, assinala um comunicado de imprensa enviado hoje à Agência ECCLESIA pelo SNCS.

As candidaturas ao ‘Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão’ devem ser propostas por leitores, ouvintes, telespectadores ou utilizadores dos vários meios de partilha de conteúdos.

O regulamento da distinção vai ser publicado na edição desta sexta-feira do Semanário Digital ECCLESIA, cujo tema central é dedicado à mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017.

O diretor do SNCS, padre Américo Aguiar, afirma que o ‘Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão’ é “uma forma de motivar jornalistas e todos os profissionais dos media a assumirem a ‘lógica da boa notícia’ no seu trabalho quotidiano, como pede o Papa Francisco”.

Este é um prémio anual e distingue trabalhos publicados, emitidos ou partilhados no período compreendido entre celebrações do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que normalmente acontece no mês de maio de cada ano.

Apresentado na celebração do 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, no dia 8 de maio de 2016, o ‘Prémio de Jornalismo D. Manuel Falcão’ foi entregue nesse dia, de forma honorífica, a dois antigos diretores do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, os cónegos António Rego e João Aguiar.

A primeira edição do ‘Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão’ vai distinguir trabalhos realizados entre o dia 8 de maio de 2016 e o próximo dia Mundial das Comunicações Sociais, a 28 de maio.

O prémio será constituído por um diploma e uma dotação em dinheiro de 2500 euros e é patrocinado pelo Grupo Renascença Multimédia.

Após a publicação, o regulamento e outras informações sobre o ‘Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão’ estarão disponíveis em www.ecclesia.pt/premio.

D. Manuel Falcão (1922–2012), antigo bispo auxiliar de Lisboa e bispo de Beja, destacou-se entre outros projetos pela criação do Secretariado de Informação Religiosa e para a publicação de dois boletins, o ‘Boletim de Informação Pastoral’ (1959-1970), e o ‘Boletim Diocesano de Pastoral’ do Patriarcado (1968-1975).

Na Diocese de Beja, o bispo manteve durante mais de duas décadas uma coluna de opinião no jornal ‘Notícias de Beja’, que utilizou para analisar e refletir sobre os acontecimentos numa perspetiva cristã.

PR/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top