Instituição fica com maior número de resposta de internamento
Évora, 04 Abr 2022 (Ecclesia) – O Instituto São João de Deus (ISJD), em Montemor-o-Novo, (Arquidiocese de Évora) inaugurou, dia 1 de abril, três tipologias de unidades no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
A partir deste momento, o ISJD assegura “o maior número de respostas de internamento da RNCCI com a abertura de uma Unidade de Média Duração e Reabilitação, com capacidade para 10 camas, uma unidade de Longa Duração e Manutenção, com capacidade para 15 camas e uma Residência de Apoio Moderando, com capacidade para 10 camas, integrada nas experiências-piloto da mesma Rede no âmbito da Saúde Mental”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
As unidades foram inauguradas pelas coordenadoras nacionais da rede, Catarina Caetano, do Ministério do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social, e Catarina Henriques, do Ministério da Saúde.
Da parte da Ordem Hospitaleira, o Conselheiro Geral, irmão José Augusto Gaspar Louro, representou o Superior Geral nesta inauguração e realçou, no seu discurso, a vontade da Ordem Hospitaleira e do Instituto São João de Deus de continuar a dar resposta às necessidades das populações, servindo, ao estilo de São João de Deus, o contexto da saúde, em geral, e da saúde mental também no Alentejo.
Esta foi também o primeiro evento que contou já com a presença do novo definitório provincial recentemente eleito.
Estiveram também presentes o Presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão e os responsáveis da região do Alentejo no âmbito da Segurança Social e da Saúde, assim como da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
LFS