Cruz e ícone mariano estão em peregrinação por todo o país, rumo à JMJ 2023

Lisboa, 29 dez 2021 (Ecclesia) – Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão passar esta sexta-feira da Diocese de Beja à Arquidiocese de Évora, num percurso pela albufeira da Barragem do Alqueva.

A viagem entre o Cais de Alqueva e o Cais de Campinho tem início marcado pelas 11h30, assinalando o final da peregrinação da Cruz da JMJ e do Ícone mariano no território da Diocese de Beja, segunda etapa do percurso pelas dioceses portuguesas até à edição internacional da Jornada, em Lisboa, no verão de 2023.

Na diocese alentejana, os símbolos foram acolhidos em Mértola, no Dia Diocesano da Juventude, percorrendo mais de 2 mil quilómetros, entre paróquias, corporações de bombeiros, escolas, centros sociais, o hospital e a prisão de Beja.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela organização da JMJ 2023, o padre Francisco Molho afirma que a presença da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora foi uma oportunidade de “criar proximidade” à juventude do território, uma ocasião de evangelização e de divulgação e convocação dos jovens.

A passagem dos símbolos por Beja neste mês de dezembro, a um ano e meio da realização do encontro mundial de jovens com o Papa, no verão de 2023, é uma oportunidade para impulsionar os jovens, bem como os dinamismos e estruturas que estão particularmente atentos à juventude, a se empenharem, com entusiasmo, na preparação desse grande encontro”, destacou o sacerdote, que coordena o secretariado da Pastoral Juvenil na Diocese de Beja e o COD (Comité Organizador Diocesano) de Beja e faz parte da equipa que acompanhou permanentemente a peregrinação dos símbolos da JMJ na diocese.

A Cruz Peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo; o ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’ peregrina com a Cruz desde o ano 2000.

OC

Évora: Arquidiocese recebe peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Partilhar:
Share