Fátima, 07 mai 2024 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa, publicou o livro ‘Ficai connosco, Senhor – II: Orações diárias para a bênção da mesa (Tempo Comum)’, da autoria dos monges do Mosteiro de Singeverga.
“A mesa evoca a refeição em comum, a partilha do pão e a alegria do encontro familiar e comunitário”, destaca o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, na apresentação da nova publicação, enviada à Agência ECCLESIA, pelo SNL.
D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, explica que a bênção da mesa “é um sacramental importante”, isto é, um sinal sagrado da Igreja que “tem por fim preparar os homens para receber os frutos dos sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida”.
“As bênçãos são ações litúrgicas da Igreja e constituem um peculiar exercício do sacerdócio de Cristo, continuando o seu mistério pascal mediante sinais que visam a santificação do homem e a glorificação de Deus. Na prática, as bênçãos são orações de invocação sobre as pessoas e as coisas, realizadas pela Igreja”, desenvolve o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.
O livro ‘Ficai connosco, Senhor – II: Orações diárias para a bênção da mesa (Tempo Comum)’ contém propostas para a bênção da mesa familiar e comunitária “no compasso do Ano Litúrgico”, da autoria dos monges Beneditinos do Mosteiro de Singeverga, em Roriz, Santo Tirso, na Diocese do Porto.
Esta publicação, a primeira edição é deste mês de maio, integra a coleção ‘Louvor das criaturas’, do Secretariado Nacional de Liturgia, órgão executivo da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da Conferência Episcopal Portuguesa.
D. José Cordeiro agradece e felicita, a Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade e o Secretariado Nacional de Liturgia, o abade e a comunidade monástica do Mosteiro de São Bento de Singeverga, pela “dádiva deste bom contributo espiritual de propostas para a bênção da mesa familiar e comunitária no compasso do Ano Litúrgico”.
CB