Responsável português assume missão como primeiro prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação

Foto: Vatican Media

Lisboa, 28 set 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), da Igreja Católica em Portugal, saudou hoje o cardeal Tolentino Mendonça pela nova missão que lhe foi confiada pelo Papa, na coordenação das atividades culturais e educativas na Santa Sé.

“Agora que recebemos com júbilo a boa nova de que o Papa Francisco nomeou o cardeal Tolentino Mendonça para prefeito do Dicastério para a Educação e a Cultura, sentimos que a Igreja está mais fortalecida e habilitada a realizar-se com o mundo de hoje, na sua missão universal de resgate dos humanos prometidos à Ressurreição”, indica uma nota assinada pelo diretor do organismo, José Carlos Seabra Pereira.

O responsável recorda que D. José Tolentino Mendonça foi o primeiro diretor do SNPC, elogiando o seu “legado e exemplo”.

“Há muito vem cumprindo exemplarmente a sua condição cristã de consagrado e sucessor dos Apóstolos, numa linha de rumo que sempre foi de promoção da aliança educativa com orientação católica – em espírito de guia no caminho – e de evangelização da Cultura e através da Cultura”, escreve.

O SNPC considera esta nomeação desta segunda-feira como um “acontecimento promissor”, convidando a olhar para lá da ideia de “concessão de mais uma honraria e atribuição de mais um novo cargo”.

“O Papa distingue o cardeal Tolentino solicitando-o para mais exigente serviço no seu seguimento de Cristo, ao assumir as mais altas responsabilidades de um cargo novo no âmbito do projeto de reforma da Cúria Romana”, sustenta José Carlos Seabra Pereira.

O diretor do SNPC sublinha que o responsável português assume a missão de “um mandato inaugural nessa instância que o Papa tem por fundamental, para os seus desígnios de diálogo entre as múltiplas culturas presentes dentro da Igreja pelo mundo”.

OC

Vaticano: Papa nomeia cardeal Tolentino Mendonça como prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação

Partilhar:
Share