Igreja/Portugal: Conselho de Pastoral Juvenil reforça aposta de «proximidade»

Responsáveis das dioceses e movimentos católicos estiveram reunidos pela primeira vez com novo diretor nacional

Lisboa, 20 mar 2012 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) está a promover um novo “plano de comunicação” para reforçar uma aposta de proximidade, aproveitando as plataformas da internet e as redes sociais.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os responsáveis por este setor da ação pastoral da Igreja Católica anuncia a criação de uma rubrica para o site do DNPJ, intitulada ‘Grão de mostarda’, “que poderá ser alargada aos parceiros da comunicação social, enraizada na informação, formação e educação”.

Esta intenção foi comunicada pelo novo diretor do DNPJ, padre Eduardo Novo, que entre sexta-feira e sábado se reuniu pela primeira vez no Conselho Nacional de Pastoral Juvenil, um “fórum privilegiado de debate” onde estão presentes os secretariados das dioceses bem como congregações e movimentos de expressão juvenil.

O sacerdote apresentou o projeto do plano pastoral do DNPJ para 2012-2015, com uma equipa dividida em setores, e os objetivos traçados para cada uma.

A reunião teve como tema ‘Pastoral Juvenil: evangelizar é a Missão’, contando com a intervenção do sacerdote salesiano Rui Alberto sobre os pressupostos e recursos necessários para o “desafio de uma pastoral juvenil nova nos métodos, no ardor e nas expressões.”

D. Ilídio Leandro, membro da Comissão Episcopal Laicado e Família, presente no encontro, disse que “a Pastoral Juvenil exige que se leve a sério cada jovem e todos os seus problemas, estando ao serviço da vida e da esperança”.

Durante os trabalhos foi discutido o programa do ‘Fátima Jovem’, peregrinação nacional a realizar nos dias 5 e 6 de maio.

Além dos momentos de oração já conhecidos (terço, procissão das velas e eucaristia) em que os jovens participarão, vai realizar-se um peddy-paper, a cargo do Movimento dos Jovens da Mensagem de Fátima, com o objetivo de “dar a conhecer novas perspetivas e locais” na Cova da Iria.

O padre Eduardo Novo salientou que o programa “não será paralelo ao programa oficial do Santuário mas estará incluído no mesmo”, sem prejuízo de alguma “ousadia e originalidade” nas propostas que apresentará a todos os  participantes.

No Conselho Nacional foi ainda apresentado o novo livro do DNPJ sobre as Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid 2011, ‘Firmes na fé’, com a presença da diretora das Edições Paulinas.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top