Igreja/Portugal: 2049 «presentes solidários» para o mundo lusófono

Campanha de Natal da Fundação Fé e Cooperação com queda de donativos

Lisboa, 02 fev 2013 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC), instituição ligada à Conferência Episcopal Portuguesa, recolheu 2049 “presentes solidários” na sua última campanha de Natal, um número inferior aos 3229 de 2011.

Emanuel Oliveira, coordenador da campanha, deixa uma palavra de “gratidão”, considerando “surpreendente” a adesão de mais de meio milhar de pessoas, apesar das dificuldades que se sentem no país.

“Foram mais de 500 pessoas a participarem nesta campanha, o que não deixa de ser surpreendente. Acima de tudo, fazem-nos acreditar que o desenvolvimento global justo e fraterno que esta campanha promove, é uma meta ao nosso alcance”, refere, em declarações publicadas no site da FEC.

O leite em pó representou mais de um terço dos presentes (712) e destina-se ao Centro Nutricional do Centro Social Nossa Senhora de Fátima, situado no município de Manjacaze, Moçambique, servindo 540 crianças até aos cinco anos de idade.

A organização não-governamental de cooperação para o desenvolvimento apresentou um catálogo de dádivas composto por dez novos presentes, entre os quais uma bicicleta para Moçambique e uma maleta de parteira para Angola.

A iniciativa natalícia vai beneficiar também comunidades mais desfavorecidas de Portugal, Guiné-Bissau, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Brasil e Cabo Verde, em áreas como “a educação, a saúde e as infraestruturas”.

Com o apoio da sociedade portuguesa e o contributo de parceiros no terreno, como a Cáritas de Angola, o Grupo Missão Mundo ou a Associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas P. Damião, os presentes serão comprados em cada país, ajudando também a “promover o comércio local”, salienta a FEC.

FEC/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top