Igreja/Porto: Pintor António Bessa evoca D. António Francisco dos Santos em obras nascidas da «alma»

Bispo faleceu a 11 de setembro de 2017

Cinfães, 06 set 2018 (Ecclesia) – O pintor portuense António Bessa retratou D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto falecido em setembro de 2017, num quadro que vai ficar exposto na casa-museu dedicada à vida do prelado.

“Regressará a sua casa que é o seu destino; a obra saiu-me da alma e D. António, de certa forma, ajudou-me a criar”, disse à Agência ECCLESIA.

António Bessa diz que quando terminou o quadro recebeu uma mensagem do Mosteiro de Grijó a informar que a exposição de arte promovida pela Paróquia de São Salvador de Grijó ao bispo do Porto, que faleceu em setembro de 2017, com o tema ‘Caritas Christi urget nos’ – ‘Movidos pelo amor de Deus’.

“Fiquei tão contente, já tinha a obra pronta e para a exposição”, recorda.

Regressando ao tempo em que começou a pintar o quadro, recorda que “foi espantoso” a quantidade de pessoas que apareceram no atelier e que se “ajoelhavam, rezavam, choravam”.

“Penso que estavam com ele, estava vivo na minha obra, comunicava com as pessoas”, observa, acrescentando que o bispo português “segue as pessoas que o rodeiam”, “está a olhar para elas”.

“É como se criasse um testemunho de fé”, acrescenta.

Segundo o autor, o bispo do Porto “está vivo na tela”, um trabalho que considera “dialogante”, recebendo várias “manifestações de afeto”.

O pintor portuense lembra que esteve com D. António Francisco dos Santos em duas ocasiões, que lhe pareceram “uma eternidade”, sendo que da última ficou a promessa de uma visita ao ateliê, que acabou por não se realizar fisicamente.

“Espiritualmente, está sempre a solicitar-me obras e estou ao dispor”, afirma António Bessa.

Ainda esta semana, um quadro do pintor com D. António Francisco dos Santos foi escolhido pelo público como a melhor obra da I Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea de Braga, que teve lugar no Museu Pio XII, na arquidiocese minhota.

D. António Francisco dos Santos foi bispo do Porto entre fevereiro de 2014 e setembro de 2017, falecendo aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese, devido a uma complicação cardíaca.

Nomeado bispo do Porto, em fevereiro de 2014, tomou posse a 5 de abril do mesmo ano, depois de ter sido bispo de Aveiro e auxiliar de Braga, nomeado, respetivamente, em setembro de 2006 e a 21 de dezembro de 2004.

Ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego, D. António Francisco dos Santos era natural de Tendais, onde a 29 de agosto deste ano foi inaugurado um monumento evocativo e de gratidão, e foi ordenado padre em dezembro de 1972.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR