Marcelo Rebelo de Sousa participou em sessão de homenagem no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses, 27 nov 2017 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa destacou o “coração aberto” de D. António Francisco dos Santos, que foi um “grande português”, numa sessão de homenagem ao falecido bispo do Porto, este domingo, no Marco de Canaveses.

“Foi um bispo de uma dedicação, de uma humanidade, de um coração aberto, de um sacrifício até ao limite das suas forças físicas partilhadas em duas dioceses [Aveiro e Porto]”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, após a sessão de homenagem no Centro Paroquial de Santa Maria de Marco de Canaveses.

Durante a iniciativa foi descerrada uma placa de homenagem a D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto que faleceu em setembro.

Para o presidente da República foi um convite “muito simpático” do pároco associá-lo a uma “homenagem tão justa” ao bispo que “deixou um traço de amizade” em todos as pessoas com quem contactou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, D. António Francisco dos Santos foi também um “grande português” e recordou a forma com se associou à celebração do 10 de junho deste ano.

“Abrindo as portas do paço episcopal, as portas da própria a Sé e os claustros. Traduzindo uma realidade do que é a história de Portugal, a história de ligação entre a Igreja Católica e Portugal e a nação portuguesa”, desenvolveu no vídeo publicado no sítio online da Presidência da República.

O presidente da República visitou também o Hospital Santa Isabel, da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, pelo seu 50.° aniversário.

CB/OC

Partilhar:
Share