Lisboa, 13 mai 2022 (Ecclesia) – O Museu da Presidência da República promove a exposição «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um tempo novo», que vai ser inaugurada hoje, e pode ser visitada de 14 de maio a 31 de agosto, no Palácio de Belém.

Maria de Lourdes Pintasilgo foi “a primeira e única portuguesa a exercer o cargo de primeira-ministra e a primeira a candidatar-se às eleições presidenciais, em Portugal” e  “foram esses dois momentos que a tornaram conhecida, mas foram apenas um detalhe num intenso e preenchido percurso marcado por uma forte consciência social e política”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nascida em Abrantes a 18 de janeiro de 1930, cedo se “aventurou em áreas tradicionalmente reservadas aos homens, licenciando-se em Engenharia Químico-Industrial” e foi “a primeira portuguesa a integrar um Governo, a primeira e única a representar Portugal na UNESCO e a primeira a ser condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo”, realça o comunicado.

“Os princípios do cuidado, da responsabilidade pelos outros e pelo planeta, e a defesa da participação ativa das mulheres nas diversas áreas da sociedade, nortearam toda a sua vida e deixaram raízes em vários domínios”.

Noventa e dois anos após o seu nascimento, o Museu da Presidência da República organiza uma exposição biográfica dedicada “a esta mulher cujo legado perdura”.

A exposição «Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo» vai ser inaugurada hoje, depois de uma visita para os jornalistas que começa às 17h30, e pode começar a ser visitada a partir deste sábado (14 de maio) até 31 de agosto, no Jardim da Cascata do Palácio de Belém.

LFS

Partilhar:
Share