«Vale a pena que a nossa juventude se coloque ao serviço das causas grandes», diz Francisco
https://www.facebook.com/vozportucalense/videos/1386143644885847/
Porto, 19 out 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco gravou uma mensagem dirigida aos jovens universitários da diocese do Porto, reunidos num retiro de espiritualidade do movimento Oásis, incentivando ao serviço e à disponibilidade para “causas grandes”.
“Vale a pena que a vossa juventude se coloque ao serviço destas grandes causas que são boas. E semear, semear uma boa semente”, afirmou o Papa, em espanhol, num registo feito pelo padre Sérgio Leal, sacerdote da diocese do Porto, atualmente a assistir a Secretaria Geral do Sínodo do Bispos, no Vaticano.
O registo está a ser divulgado pelo jornal «Voz Portucalense», da diocese do Porto, enviado à Agência ECCLESIA.
O Papa apela a uma “consciência do Batismo”, condição que abre ao “caminho” e ao “testemunho”.
“Agradeço-vos que tomem consciência do próprio Batismo. Batizados e enviados: o Batismo faz-te sair, põe-te a caminho. O caminho é a vida, sobretudo com o testemunho”, afirmou no breve registo, que recupera o tema da Peregrinação Nacional, que decorre amanhã, em Fátima, no encerramento do Ano Missionário.
Explica o jornal diocesano que a mensagem foi gravada durante o “encontro casual que o padre Sérgio Leal teve, recentemente, com o Papa Francisco no Vaticano”: “Da curta conversa surgiu este vídeo que foi revelado em primeira mão ao grupo de jovens universitários” e agora divulgado.
O Papa Francisco pede ainda que rezem por ele: “Que Deus vos abençoe! Rezo por vós e, por favor, não se esqueçam de rezar por mim”.
“Queridos jovens, que estais reunidos para este fim-de-semana de espiritualidade. Agradeço-vos que o façam. Agradeço-vos que tomem consciência do próprio Batismo. Batizados e enviados: o Batismo faz-te sair, põe-te a caminho. O caminho é a vida, sobretudo com o testemunho. Anunciar a Jesus. Vale a pena que a vossa juventude se coloque ao serviço destas grandes causas que são boas. E semear, semear uma boa semente. Que Deus vos abençoe! Rezo por vós e, por favor, não se esqueçam de rezar por mim”, pode ver-se na íntegra.
O padre Sérgio Leal é sacerdote da diocese do Porto, sendo responsável pela página de Liturgia do jornal «Voz Portucalense» e estuda Teologia Pastoral em Roma, estando a colaborar no Sínodo dos Bispos para a Amazónia, a decorrer no Vaticano até ao dia 27, como assistente da Secretaria-Geral.
LS