Iniciativa decorreu em Gaia e mostrou que “há uma cultura cristã jovem dentro e fora das paredes da Igreja”

Lisboa, 04 jul 2022 (Ecclesia) – O responsável pelo festival «Godtellers», Pedro Pires, disse à Agência ECCLESIA que o evento de música cristã, realizado no Jardim do Morro, em Gaia, pretendeu trazer “para fora das portas da Igreja” o evangelho vivido pelos jovens.

“A participação nas jornadas mundiais da juventude influenciou os jovens da Paróquia de Canelas (Porto) onde se via uma cultura cristã jovem que ia um bocadinho além do tradicional”, referiu Pedro Pires.

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Ao longo de dois dias, 01 e 02 de julho, aquele local com vista para a cidade do Porto e para o Rio Douro acolheu várias bandas de música cristã que colocaram “na rua aquilo que une estes jovens de várias sensibilidades”, frisou o responsável pelo festival.

“Estar no Jardim do Morro é a concretização do sonho juvenil e levar às pessoas aquilo que as pessoas nem sempre procuram”, salientou.

Para os turistas que circulam naquele “cenário emblemático, esta iniciativa cristã causa ainda mais expetativa nas pessoas”.

Para o responsável do «Godtellers», o festival “é um aquecimento” para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realiza de 01 a 06 de agosto de 2023.

“A energia da jornada está aqui, a inspiração da jornada está aqui porque os jovens de Canelas vão, de forma ininterrupta, às JMJ, em 1997, que decorreram em Paris (França)”, acentuou Pedro Pires.

Através destas iniciativas combate-se também “a ideia de que os jovens não ligam à Igreja” e “é uma forma de desmistificar isso”.

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

“Há uma cultura cristã jovem dentro da Igreja, mas que também se afirma fora das paredes do templo e fora das nossas zonas de conforto”, sublinhou o responsável.

O vereador da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Elísio Pinto, considera que o evento ecuménico “marca de forma indelével a cidade”.

Vila Nova de Gaia “só podia abraçar, com toda a sua força e disponibilidade, o festival de música cristã”, afirmou o vereador da juventude.

A jovem Mafalda Moreira, do grupo de jovens de Canelas, realça “que o evento nasceu do sonho de partilhar o espírito das Jornadas Mundiais da Juventude”.

“Estamos aqui para provar que a música cristã não é só música secular e de igreja, mas muito plural”, acrescentou Mafalda Moreira

O «GodTellers« é organizado pelo Grupo de Jovens de Canelas – da Paróquia de São João Baptista (Diocese do Porto) -, e, desde 2018, contam com a parceria da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

LFS

Partilhar:
Share