Jornadas Nacionais debatem «confinamento e comunicação»

Foto: Agência ECCLESIA

Fátima, 23 set 2021 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal responsável pelo setor dos media disse hoje em Fátima que a pandemia provocou “ruturas comunitárias”, que importa superar no futuro imediato.

D. João Lavrador, que falava na sessão de abertura das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, sublinhou que compete aos comunicadores “afastar o medo e restabelecer os laços sociais”.

As jornadas promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), que decorrem até sexta-feira, tem como tema ‘Zoom in, Zoom out. Confinamento e Comunicação”.

O responsável católico saudou a escolha de um tema de “absoluta atualidade”, elogiando a “sábia resposta dos comunicadores” para “desenvolver respostas” face à crise provocada pela Covid-19.

Face às propostas que visaram superar as limitações do confinamento, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais destacou a necessidade de “aproveitar esta experiência para o futuro”.

“É igualmente importante refletirmos sobre os limites do digital”, acrescentou.

D. João Lavrador sublinhou o papel da comunidade para a sociedade e a Igreja, com uma participação presencial “consciente e ativa”.

“É um caminho que iremos fazendo, certamente, em benefício de um verdadeiro humanismo”, apontou.

O programa das Jornadas foi apresentado pela diretora do SNCS, Isabel Figueiredo.

Foto: Agência ECCLESIA

Os trabalhos incluem uma partilha de experiências das várias dioceses portuguesas, seguindo-se uma conferência do secretário da Comissão das Comunicações Sociais da Conferência Episcopal de Espanha, o padre José Gabriel Vera.

O segundo dia das jornadas começa com um conjunto de cinco intervenções de vários especialistas, a partir de cinco verbos: incluir, apoiar, aprender, conhecer e aproximar”.

A conferência final vai ser proferida pelo diretor da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, o professor Nelson Ribeiro, partindo de uma frase do Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021, “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

A iniciativa tem participação presencial e online.

OC

Igreja: Reconhecer, valorizar e melhorar é o caminho para a comunicação social – Paulo Rocha

Partilhar:
Share