Lisboa, 23 fev 2018 (Ecclesia) – A Paróquia de Telheiras, no Patriarcado de Lisboa, e a Basílica dos Congregados, na Arquidiocese de Braga, vão começar com sessões de catequese em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para pessoas com deficiência auditiva.

A Arquidiocese de Braga informa que a catequese de adultos para surdos, na Basílica dos Congregados, vai ser orientada pelo diácono Elísio Portela com a ajuda de um interprete de LGP.

Na cidade de Braga as sessões começam este sábado e vão decorrer entre as 15h00 e as 16h00, num total de 15 encontros de 15 em 15 dias.

No final desse percurso, alguns dos catequizandos vão receber o sacramento da Confirmação, o crisma, refere ainda a Arquidiocese de Braga no seu sítio online.

As inscrições podem ser realizadas na secretaria do templo bracarense, por correio eletrónico – congregados@arquidiocese-braga.pt – ou num formulário na internet.

De recordar que na Basílica dos Congregados a Eucaristia dominical das 12h00 tem interpretação em LGP, desde 30 de outubro 2017.

Já no Patriarcado de Lisboa, a Paróquia de Telheiras vai receber na sua catequese para pessoas com deficiência auditiva catequizandos a partir dos 6 anos.

À Agência ECCLESIA, o pároco, o padre João Paulo Pimentel, adiantou que já tiveram pessoas interessadas, mas estão à espera de mais inscrições para começar com as catequeses e estão a apostar numa maior divulgação deste projeto.

A catequese semanal vai realizar-se às sextas-feiras, entre as 17h50 e as 18h25, na igreja de Nossa Senhora da Porta do Céu.

“Vem conhecer Jesus e a Sua Igreja nas aulas de Doutrina Católica em Língua Gestual Portuguesa”, lê-se num dos materiais de divulgação, informa ainda o Patriarcado de Lisboa no seu sítio online.

Em informação à Agência ECCLESIA, o Serviço Pastoral a Pessoa com Deficiência, da Igreja Católica em Portugal, destaca ainda que na Paróquia da Sé em Faro, Diocese do Algarve, uma criança surda frequenta a catequese e é a sua mãe que interpreta em LGP, o que também faz na Eucaristia da Catequese.

CB/OC

Partilhar:
Share