Encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco, inspira intervenções de convidados nacionais e internacionais

Faro, 20 jan 2019 (Ecclesia) – As Dioceses de Setúbal, Évora, Beja e Algarve reúnem os seus sacerdotes numas jornadas de atualização, sobre ‘Ecologia integral’, entre hoje e quinta-feira, em Albufeira.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese do Algarve informa que o subsecretário do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), o padre franciscano Nicola Riccardi, vai abordar os temas “Direitos Humanos e desenvolvimento integral: o Homem no centro” e “Direitos Humanos e Criação”, hoje e terça-feira, substituindo o prefeito deste organismo, o cardeal Peter Turkson que cancelou a sua participação “devido a imprevistos na sua agenda”.

A jornada de atualização do clero das quatro dioceses católicas do sul de Portugal é promovida pelo Instituto Superior de Teologia de Évora e tem como tema central “Ecologia integral: o Homem no Centro da Criação”.

Entre os oradores convidados está também o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (Santa Sé), pelo segundo ano consecutivo; D. Rino Fisichella vai refletir sobre “Antropologia Cristã e as outras Antropologias, face à Criação” e “A obra da Criação na Liturgia e na Espiritualidade Cristãs”.

O franciscano Martín Carbajo, docente da Pontifícia Universidade Antonianum e da Academia Alfonsiana, em Roma, vai abordar os temas «Laudato Si’ – Propostas para uma nova relação do Homem com a obra da Criação» e «Laudato Si’ e a Nova Evangelização»,

Do programa consta também conferências de Francisco Ferreira (presidente da associação ambientalista Zero) sobre “Estaremos à beira do crepúsculo da Humanidade? Entre a realidade e a utopia”; Fernando Carvalho Rodrigues (físico) sobre “Que futuro para a Humanidade?”; José Augusto Martins Ramos (catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), sobre “Cuidar de Mundo: Ecologia Integral dos relatos da Criação”.

As jornadas de formação terminam quinta-feira com a reflexão do presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Pedro Vaz Patto, sobre o tema «New Age. Direitos dos animais versus direitos humanos – Novos fundamentalismos? Novo paganismo?».

LFS/CB

Partilhar:
Share