Proposta de oração é assinada este ano por jovens católicos, apontando à JMJ 2023

Lisboa, 04 ago 2020 (Ecclesia) – O portal dos Jesuítas em Portugal, ‘Ponto SJ’, vai lançar esta quinta-feira a terceira edição das ‘Férias com Deus’, uma proposta semanal de oração de 10 minutos, em tempo de descanso.

“Este ano, os jovens serão os protagonistas desta iniciativa, uma vez que serão eles a fazer as propostas para este tempo com Deus”, refere um comunicado da com

O Ponto SJ convidou “rapazes e raparigas de diferentes sensibilidades dentro da Igreja”, como por exemplo, o movimento das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, o Centro Académico de Braga, a Casa Velha (Ecologia e Espiritualidade), a pastoral juvenil diocesana, bem como um jesuíta em formação.

Haverá ainda uma proposta elaborada por um casal de namorados e outra por um casal recém-casado, já com um filho.

“A aposta na juventude enquadra-se numa preocupação de envolver mais os jovens na pastoral da Igreja, fazendo deles, não apenas espectadores, mas protagonistas e intervenientes na vida eclesial, contribuindo com a sua criatividade e generosidade”, indicam os Jesuítas.

A iniciativa insere-se na caminhada rumo à edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que Lisboa vai acolher em 2023.

As orações podem ter por base uma leitura, um som ou imagem ou seguir um esquema mais orientado, apelando-se à criatividade no conteúdo e na forma de despertar o encontro com Deus.

“A iniciativa Férias com Deus parte também da perceção de que, por vezes, as férias são um tempo de descanso, mas marcado pela ausência do contacto com Deus. Tentando fugir a esta superficialidade, tantas vezes fruto da agitação ou da rotina das férias, procura-se que esta rubrica ajude os crentes a pararem, a refletirem, e a fazerem destes dias um tempo de aproximação a Deus e aos outros”, assinala o comunicado.

As sete propostas são lançadas a cada quinta-feira, até 16 de setembro.

OC

Partilhar:
Share