Reunião decorre sexta-feira e sábado em Setúbal   

Lisboa, 12 abr 2018 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa realiza entre amanhã e sábado o seu Conselho Geral, em Setúbal, reunião que vai ser marcada por um ponto da situação ao apoio prestado às vítimas dos incêndios de junho e outubro de 2017 no país.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o organismo católico refere que irá estar em análise a campanha “Cáritas com Portugal, abraça as vítimas dos incêndios”.

Recorde-se que os graves incêndios que atingiram o centro e o norte do país no último ano causaram a morte a mais de uma centena de pessoas, destruíram ou danificaram cerca de duas mil habitações e empresas e reduziram a cinzas centenas de milhares de hectares de floresta.

Com a referida campanha, a Cáritas Portuguesa procurou desde logo dar um apoio monetário de emergência às populações mais afetadas pelas chamas.

Em termos de reconstrução das casas, ou por exemplo na busca de alternativas de subsistência para quem perdeu os seus negócios.

Em destaque no Conselho Geral da Cáritas Portuguesa estará ainda a “apresentação e apreciação de uma Plano Institucional de Resposta a Emergências e Catástrofes” e mais dois projetos dedicados à realidade social do país: um sobre “ação social de proximidade” e outro sobre “pobreza”.

Novidade será também a introdução de um novo programa intitulado “Energia para todos – Sensibilização e acompanhamento da Precariedade Energética”

Os representantes do organismo católico nas várias dioceses vão igualmente ser chamados a apreciar o relatório e contas do ano transato e a avaliar várias atividades que decorreram no mesmo período, como a Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, a Semana Nacional Cáritas e a campanha “Partilhar a Viagem”.

A iniciativa termina no sábado com uma missa presidida pelo bispo de Setúbal, D. José Ornelas, na igreja de S. Paulo, a partir das 19h00.

JCP

Partilhar:
Share