Igreja: Faleceu D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei (atualizada)

Bispo natural de Espanha foi secretário de São Josemaría Escrivá e seu segundo sucessor

Roma, 13 dez 2016 (Ecclesia) – D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, faleceu esta segunda-feira aos 84 anos, vítima de insuficiência respiratória.

De acordo com a página da internet do Opus Dei, D. Javier Echevarría foi hospitalizado na policlínica 'Campus Biomédico de Roma', a 5 de dezembro, por causa de uma infeção pulmonar.

Natural de Espanha, D. Javier Echevarría nasceu em Madrid, em 1932, cidade onde conheceu o fundador do Opus Dei, de quem foi secretário entre 1953 e 1975.

Ordenado sacerdote no dia 7 de agosto de 1955, D. Echevarría doutorou-se em Direito Civil e em Direito Canónico e era membro do Conselho Geral do Opus Dei desde 1966.

Em 1975 foi nomeado secretário-geral do Opus Dei, quando D. Álvaro del Portillo sucedeu a São Josemaria Escrivá, e, em 1982, passou a ser vigário geral da prelatura.

Em 1994, D. Javier Echevarría foi nomeado prelado do Opus Dei e, no ano seguinte, ordenado bispo por São João Paulo II, no dia 6 de janeiro, na Basílica de São Pedro

A prelatura informa que o Papa Francisco telefonou esta manhã ao vigário do Opus Dei para expressar a sua proximidade e assegurar a sua oração pelo falecimento de D. Javier Echevarría.

O pontífice argentino assegurou as suas orações pelo bispo espanhol na Eucaristia a que presidiu na Capela da Casa de Santa Marta e enviou a sua bênção para "todos os fiéis e amigos" da prelatura.

O corpo de D. Javier Echevarría encontra-se na igreja de Santa Maria da Paz, igreja prelatícia do Opus Dei, em Roma.

Em Portugal, vai ser celebrada uma Missa de sufrágio às 12h00 deste sábado, na igreja dos Jerónimos, em Lisboa.

A página da internet do Opus Dei indica que o governo da prelatura fica agora a cargo do vigário auxiliar, monsenhor Fernando Ocáriz, que deve convocar um congresso dentro de um mês para eleger um novo prelado.

A eleição do novo prelado do Opus Dei deve decorrer no prazo de três meses, sendo posteriormente confirmada pelo Papa.

O Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja Católica que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”, e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal.

PR/CB/OC

Notícia atualizada às 17h00

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top