Braga, 01 fev 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e a secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, presidem hoje à inauguração da remodelação do Batistério da Sé, a partir das 18h00.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA contextualiza que esta remodelação surge no “âmbito da operação da Rota das Catedrais a Norte”.

A Direção Regional de Cultura do Norte informa que a remodelação do batistério da Sé de Braga contemplou o novo enquadramento da pia batismal, com a sua recolocação na parte interior da torre norte, uma operação que permite “o desafogo da área da nave na ligação ao claustro adjacente”.

As Catedrais de Portugal constituem um tecido essencial de memória e de identidade, profundamente caracterizador do território e das suas gentes, de Norte a Sul do País, do Litoral ao Interior, passando pelas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Vicissitudes várias, mais ou menos consciencializadas, impediram até ao presente que este património, relevante em toda a comunidade nacional, reconhecidamente singular, fosse considerado como um todo coerente, potenciando-se desse modo não apenas a desigualdade de tratamento, de monumento para monumento, como também intervenções quantas vezes casuísticas ou deficitárias, tudo no âmbito de um mesmo conjunto patrimonial.

Coincidindo na afirmação do inestimável valor religioso, histórico, artístico, cultural, simbólico e patrimonial das Catedrais portuguesas, o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa assinaram, dia 30 de junho de 2009, um acordo de cooperação tendo em vista a implementação do projeto Rota das Catedrais.

LFS

Partilhar:
Share