Encontro realizou-se no âmbito do ciclo de jornadas «Escola Católica – Identidade e Futuro»

Fátima, 24 fev 2026 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) e o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa, refletiram sobre “o premente problema da falta de professores (e consequentemente de lideranças)”, no dia 20 de fevereiro, em Fátima.
“A Jornada foi destinada exclusivamente a direções/ administrações de escolas católicas, e contou com nove dezenas de participantes de meia centena de escolas católicas”, informa a APEC, numa nota enviada hoje, dia 24 de fevereiro, à Agência ECCLESIA.
Este encontro, onde foi abordado o “premente problema da falta de professores (e consequentemente de lideranças)”, foi realizado no âmbito do ciclo de jornadas ‘Escola Católica – Identidade e Futuro’, a segunda, na sexta-feira, dia 20, em Fátima.
A Associação Portuguesa de Escolas Católicas e o Secretariado Nacional da Educação Cristã explica que tiveram a oportunidade para “analisar a realidade presente, tanto a nível da Europa, como de Portugal”, e, no contexto nacional, “houve um particular olhar à realidade das escolas católicas”, com a partilha detalhada das respostas a um questionário que enviaram “a todos os estabelecimentos”.
“Das 350 sugestões formuladas, destacam-se, entre outras, a necessidade de melhorar salários e condições de trabalho, valorizar a carreira e reduzir burocracia, promover redes de colaboração, aumentar o financiamento estatal (sobretudo nos contratos de associação) e adotar princípios éticos no recrutamento”, salienta a nota da APEC.

Nesta jornada foi também perspetivado o “futuro das escolas católicas”, em contextos previsivelmente marcados pela “continuação da falta de professores, por novas configurações curriculares e pela Inteligência Artificial”, pelo diretor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto), José Luís Gonçalves, e pelo professor universitário José Manuel Silva, gestor educacional e ex-diretor Regional de Educação do Centro.
Na sua página na internet, a Associação Portuguesa de Escolas Católicas informa que a IV ‘Jornada da Escola Católica – Identidade e Futuro’ vai ser dedicada ao ‘Secularização e multiculturalismo’, no dia 29 de junho, em Fátima.
O Dia Mundial da Educação Católica vai ser comemorado a 14 de maio.
A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) constitui-se como “um espaço de cooperação” entre todas as Escolas Católicas partilhando a sua “enorme riqueza e pluralidade de carismas e atividades”, acrescentando valor a cada um dos respetivos Projetos Educativos pelo apoio mútuo que proporciona.
CB
