Igreja/Ensino: Colégio da Imaculada Conceição celebrou 90 anos de «história feliz»

Viseu, 16 dez 2014 (Ecclesia) – O bispo de Viseu presidiu à celebração dos 90 anos do Colégio da Imaculada Conceição, esta segunda-feira, e destacou a “história feliz, reveladora de valores” da instituição na “vida pessoal, familiar e cívica” de quantos o conhecem.

“Ao jeito de João Baptista, também o Colégio e as Irmãs Doroteias poderão dizer que são a estrutura e a matriz de quantos aqui assumiram a vez, aprenderam a voz e receberam o saber e o poder para transformar a sociedade e as realidades humanas e sociais”, disse D. Ilídio Leandro, na homilia enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Viseu considera que a “história feliz, reveladora de valores” do colégio pode ser comprovada pelos muitos “milhares de pessoas” que o tiveram como instituição de ensino, “outras que o foram conhecendo” e mesmo a “cidade e região”.

“Nas mais diversas situações e circunstâncias – familiares, humanas, académicas, políticas, religiosas e sociais – muitas e muitos poderiam dizê-lo, confirmando o lugar que este Colégio tem na sua vida e na sua história: pessoal, familiar e cívica”, desenvolveu o prelado.

Segundo D. Ilídio Leandro, a história “rica e feliz” de 90 anos de existência “está e continua viva” em quantas e quantos são o “hoje” da instituição de ensino e da comunidade de “saber e de viver”.

Religiosas, direção, professores, auxiliares e alunos constituem, nas palavras do bispo de Viseu, a comunidade educativa que, “como um rio a fecundar margens e a engrossar caudais de fertilidade”, “irriga e embeleza” um projeto que continua a “fidelizar os ideais” das fundadoras.

No Natal do CIC – Viseu, o prelado recordou também o Natal de Jesus e alertou para o “perigo” do engano ou do desconhecimento de não saber quem nasce e qual o sentido do Natal: “Desviando para muitas outras coisas o centro destes dias ou de nos fixarmos no sinal errado, passando ao lado do principal”.

No comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o diretor pedagógico Colégio do CIC – Viseu explicou que as comemorações dos 90 anos do colégio começaram esta segunda-feira, com a presença de alunos e ex-alunos e ainda “vários representantes da área da educação e do poder local”.

A comemoração incluiu a criação da peça “Uma Vez no Natal” com uma “moldura humana intergeracional” de atuais e antigos alunos do colégio.

Para além da Eucaristia de ação de graças foi criada também uma “Cápsula do Tempo”, com desejos para o colégio, para a educação e para o país.

“Foram guardados e lacrados com o compromisso de serem revelados no ano de 2024, no centenário do Colégio”, informa César Rodrigues.

O responsável assinala que nesta cerimónia fazem “memória” de todas as pessoas que ajudaram a fazer 90 anos de história e “daqueles que construíram os alicerces para serem pessoas íntegras, éticas e solidárias ao serviço do bem e da verdade”.

Em Ano da Vida Consagrada, o bispo de Viseu também destacou a ação das irmãs de Santa Doroteia dedicadas à educação.

“Fundadas no saber e na procura da verdade e do bem, desejo as maiores venturas e felicidades a este belo Projeto que continua a viver o presente e a preparar o futuro”, disse D. Ilídio Leandro.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top