Esta disciplina é um “precioso contributo para uma formação integral”, refere o Bispo de Leiria-Fátima

Foto Agência ECCLESIA/LFS – Festa de EMRC

Leiria, 02 Jul 2020 (ECCLESIA) – O cardeal D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima publicou uma mensagem a convidar os encarregados de educação a matricularem as crianças e jovens na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

“A situação atual de pandemia veio reforçar a necessidade de que a educação na escola abranja todas as dimensões do ser humano”, refere o prelado para, logo a seguir, constatar que “é preciso ser saudável não só do ponto de vista físico, mas também espiritual, moral e cultural”, lê-se na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

Para D. António Marto, a aula de EMRC é “um precioso contributo para uma formação integral, em que se descubra e aprofunde os valores da vida e do convívio em sociedade à luz da dimensão moral e religiosa”.

As crianças e jovens saem mais bem preparados “para um futuro, dispondo de conhecimentos religiosos e de espiritualidade como «ferramentas» humanas que lhes permitam ser verdadeiramente felizes e construtores de uma sociedade nova”, realça a nota.

Juntamente com o convite, é pedido aos párocos que sensibilizem os seus paroquianos para a importância desta disciplina e para a matrícula na mesma, nomeadamente através dos avisos paroquiais, de alguma comunicação aos pais das crianças e adolescentes da catequese, ou por outras vias que lhes pareçam oportunas.

Na situação atual, os professores de EMRC foram mantendo o seu trabalho junto dos alunos, mas tiveram um contacto mais reduzido.

Nessa linha, o Serviço de Pastoral nas Escolas, que coordena o setor na diocese, esclarece que “não foi quase possível levar a cabo a habitual sensibilização dos mesmos para se matricularem na disciplina para o próximo ano letivo”.

A esta dificuldade acresce uma alteração nos moldes em que decorrem as matrículas, que pode, mais facilmente, levar a que muitos acabem por não se inscrever na disciplina.

LFS

Partilhar:
Share