Igreja: Dominicanos ponderam criação de escola de pregação em Portugal

Maria Madalena foi a primeira pregadora, salienta frei José Nunes, superior da Ordem dos Pregadores

Lisboa, 26 jan 2012 (Ecclesia) – Os Dominicanos equacionam a possibilidade de criar em Portugal uma escola de pregação, na sequência do primeiro curso sobre o mesmo tema que começa este sábado, em Lisboa.

A ação de formação é um “balão de ensaio mas não quer dizer que não possa evoluir para uma pequena escola de pregação”, que de “maneira mais continuada, talvez todos os anos e em vários lugares”, proporcione uma reflexão sobre o tema, revelou hoje à ECCLESIA o superior da ordem religiosa no país.

O frei José Nunes referiu que a pregação, termo que designa o anúncio e explicação da Bíblia, está geralmente associada às homilias proferidas pelo clero nas celebrações litúrgicas mas sublinhou que todos os fiéis a podem praticar.

“Há milhões de cristãos leigos em todo o mundo que assumem a tarefa da pregação”, comentando as leituras bíblicas nas missas e dando catequese, realçou o professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Todo o católico “que vai à missa ao domingo recebe uma pregação mas depois tem outros seis dias da semana em que devia ser ele a pregar”, acrescentou.

“A primeira pregadora da história da Igreja não foi um padre nem um homem, foi uma mulher”, sustentou o religioso, baseando-se na frase bíblica “Vai dizer aos meus irmãos”, dirigida por Jesus a Maria Madalena, a quem ordenou que anunciasse a ressurreição.

A Ordem dos Pregadores, nome canónico da congregação fundada por São Domingos, tem “um capital de experiência de pregação com 800 anos”, salientou o superior.

A pregação, observou, “tem de estar atenta ao mundo e às circunstâncias em que as pessoas vivem”, ao mesmo tempo que obedece às “leis da comunicação”.

As seis conferências do curso organizado pelos Dominicanos, que decorrem no Convento de São Domingos, em Benfica, abordam os diversos géneros de pregação, como o doutrinal, moral e bíblico, entre outros.

Com a eventual criação de uma escola as sessões poderão passar a incluir um espaço para exercícios práticos, com “avaliação crítica” por parte dos participantes, referiu o frei José Nunes.

A entrevista ao religioso vai ser transmitida a 6 de fevereiro no programa ECCLESIA na Antena 1, a partir das 22h45.

PRE/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top