Igreja discute presença na Universidade

Encontro de Bispos e directores nacionais no Porto

A cidade do Porto acolhe ao longo deste fim-de-semana o Encontro dos Bispos e delegados nacionais da Igreja Católica na Europa para a Pastoral Universitária. A iniciativa é subordinada ao tema “Os leigos na pastoral universitária”.

Durante três dias estão em debate “o papel, a preparação e a formação dos vários grupos de leigos na pastoral universitária”, refere o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que organiza a iniciativa.

D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), destaca a importância que a pastoral universitária “deve ter” como sector “primordial” na acção da Igreja.

“Estou completamente convencido de que muito do futuro da Igreja e da sociedade depende da pastoral universitária que a Igreja for capaz de executar”, refere, em declarações à ECCLESIA.

Quanto ao tema do encontro, que trata das responsabilidades dos leigos, o Arcebispo de Braga frisou que o trabalho nas universidades não se resume “ao gabinete de um padre”, mas tem de envolver “professores, alunos e funcionários para que aí se faça uma pequena experiência de Igreja” para fazer face à “indiferença”.

Esta Sexta-feira, no discurso de abertura dos trabalhos, perante cerca de 30 delegados nacionais, D. Jorge Ortiga saudou o “desejo que as Universidades sentem de reflectir o rumo da sociedade, continuamente em mutação”.

Neste contexto, afirmou, “o papel interventivo da Igreja no meio universitário plasma-se na construção de uma nova sociedade que todos queremos, ao jeito de companheiro. Isto porque nas universidades joga-se a capacidade da Igreja se situar nesta mudança cultural, alheia à aventura de pensar e com pouca capacidade para conjugar a razão com a fé”.

Para o presidente da CEP, “a Igreja não pode perder a sua dimensão profética”, neste mundo da Universidade, “no diálogo com todos os saberes, dando-lhe transcendência e incarnação nas actividades concretas”.

Presente no início deste encontro europeu esteve D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu e vogal da Comissão Episcopal para o Laicado e Família, para quem os leigos “são chamados a ser os protagonistas da evangelização da escola, da cultura, vivendo a fé no aprofundamento da investigação, do mundo da verdade”.

A quem se empenha nesta área da acção da Igreja, D. Ilídio Leandro assegura que “os Bispos estão com eles e apoiam o seu trabalho”.

D. Marek Jedraszewski, presidente da secção do CCEE para a Universidade, indica ao Programa ECCLESIA a grande importância deste tipo de encontros, para avaliar o caminho que se vai percorrendo na Europa a respeito da presença da Igreja no mundo universitário.

Este responsável admite que se vive um “momento crítico” na relação entre a Igreja e a cultura dos nossos dias, mas aposta no diálogo com a “racionalidade” em busca de “fundamentos metafísicos”.

Durante os trabalhos será apresentada uma perspectiva da acção da pastoral universitária em Portugal. O Pe. António Bacelar, responsável por este sector na Diocese do Porto, participa nestes encontros desde 2002 e sublinha que a Pastoral Universitária é diferente de país para país. “Os nossos irmãos do Norte da Europa são diferentes dos países latinos”. E exemplifica: “No Norte da Europa há uma grande tradição de capelanias e de campus universitários”. O intercâmbio de experiências torna “estes encontros muito enriquecedores”.

D. Ferenc Janka, vice-secretário-geral do CCEE, concluirá os trabalhos na manhã de Domingo. Os participantes seguirão em peregrinação até Fátima, em seguida.

No final do encontro será publicado um comunicado de imprensa.

Programa

Sexta-feira, 25

 

A pastoral universitária em Portugal

Implicações pastorais do discurso de Bento XVI aos participantes no Encontro Europeu de Estudantes Universitários (11 de Julho de 2009)

20h00 – Intervenção dos delegados sobre a situação da pastoral universitária nos seus países e propostas a nível europeu.

Sábado, 26

09h00 – Reunião plenária. Moderador: Pe. António Bacelar, Diocese do Porto

Considerações pastorais sobre o Encontro Europeu de Estudantes Universitários

O papel dos líderes leigos na pastoral universitária

A dinâmica do grupo de jovens na pastoral universitária

Debate

11h00 – Reunião plenária. Moderador: Mons. Agustin del Agua

A formação e as actividades dos leigos na pastoral universitária da Alemanha

A estrutura pastoral universitária no Reino Unido

Leigos e os media na pastoral universitária da Eslováquia

Debate

Domingo, 27

09h00 – Reunião plenária.

Actividade da Comissão “Catequese, Escola e Universidade” (ComCSU) do CCEE. Experiências e perspectivas de uma reflexão europeia

Preparação do próximo Congresso Europeu para os Bispos e delegados nacionais da Pastoral Universitária  – Munique (Alemanha), 27-30 de Janeiro de 2011

Propostas temáticas: “Magistério, Bispos, sacerdotes e leigos na pastoral universitária”, “Humanismo cristão, perspectivas da antropologia cristã para a cultura universitária da Europa”; “Evangelho, cultura e universidade na Europa”.

11h00 – Reunião plenária.

Compromissos futuros

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top