Lisboa, 11 mar 2019 (Ecclesia) – A Fundação Salesianos promoveu a sua corrida solidária que juntou três mil pessoas, este domingo em Lisboa, e o valor das inscrições reverteu, “na totalidade”, para diversos projetos sociais associados à congregação religiosa em Portugal.

Um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA informa que o provincial dos Salesianos em Portugal, padre José Aníbal Mendonça, agradeceu a participação dos atletas, antes da prova de 10 km, que contribuíram para os Serviços SolSal, as Escolas Sócio-Desportivas, a Casa de Acolhimento e o Programa D. Bosco- Projeto Vida.

A 4.ª Corrida Salesianos teve “grande participação” de atletas profissionais e amadores, e das comunidades educativas da congregação religiosa com alunos, encarregados de educação, professores, funcionários e Salesianos das várias obras.

Os Salesianos “privilegiam desde sempre” as atividades de formação para além da prática letiva formal no seu modelo educativo; nos primeiros centros educativos fundados por D. Bosco (1815-1888) “já era uma preocupação o uso saudável dos tempos livres dos jovens”, que cresciam em “ambiente saudável e festivo” através dos jogos, do teatro e dos passeios.

A animação musical foi da responsabilidade da Banda São Domingos Sávio, dos Salesianos de Manique, e do Centro Juvenil de Bicesse; os atletas tiveram ainda o apoio de uma equipa do Gabinete de Terapias Integradas do Wellness Center da congregação religiosa.

O comunicado informa também que a corrida solidária, a favor dos projetos sociais da Fundação Salesiano, com “classificação de três estrelas” pela Associação Europeia de Atletismo, contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e a organização técnica da Xistarca – Eventos Desportivos.

CB/OC

Partilhar:
Share