Igreja de Leiria-Fátima celebra S. Agostinho

No próximo dia 28 de Agosto, Sábado, haverá missa em honra de Santo Agostinho, padroeiro da diocese de Leiria-Fátima, às 21 horas, na igreja de que o santo bispo é titular na cidade de Leiria.

“Convidam-se a participar nesta missa especialmente as pessoas que desejem honrar o santo padroeiro da Diocese e, de modo especial, as mais empenhadas na Igreja de Leiria-Fátima: sacerdotes, religiosos e religiosas e os leigos que colaboram na acção apostólica, particularmente nos serviços e conselhos diocesanos, movimentos e associações”, refere nota oficial publicada no site da diocese.

Santo Agostinho foi adoptado como padroeiro, em 1918, aquando da restauração da Diocese. Esta escolha radicava, certamente, no facto de Leiria ter estado, desde o século XII até ao ano de 1545, sob a influência do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, que era de religiosos da Ordem de Santo Agostinho.

Esta adopção foi confirmada pelo Papa João XXIII, que, em 13 de Dezembro de 1962, em resposta a um pedido do bispo diocesano, concedeu à diocese dois padroeiros principais: manteve o anterior, Santo Agostinho, e acrescentou Nossa Senhora de Fátima.

Santo Agostinho nasceu a 13 de Novembro de 354, em Tagaste, actual Sukh-Ahras, na Argélia, e morreu a 28 de Agosto do ano 430. Escreveu ou ditou mais de uma centena de livros, o mais conhecido dos quais se intitula “Confissões”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top