Aposta contínua na divulgação da Bíblia

Capuchinhos realizam 33ª Semana Bíblica Nacional

Cerca de 280 pessoas participam na 33ª Semana Bíblica Nacional, um evento organizado pelos Franciscanos Capuchinhos e que decorre em Fátima até ao dia 27 de Agosto.

O frei António Martins, ministro provincial da congregação, explica que o principal objectivo da iniciativa passa por incutir nas pessoas o gosto pela bíblia, para que elas “possam ser fermento, nas suas paróquias, promovendo também iniciativas de divulgação”.

Há 55 anos que os monges Capuchinhos procuram dinamizar o estudo bíblico no nosso país, através da realização de semanas bíblicas, cursos, retiros, conferências, dias paroquiais.

Apesar disso, “continua a existir uma ignorância muito grande em relação à bíblia, é muito raro ver um católico com a bíblia na mão” lamenta frei António Martins.

Quanto às causas, o sacerdote considera que a aposta começa por ser bem feita, nos primeiros anos de catequese, mas “a seguir ao crisma, não encontra mais correspondência”.

“Por isso, queremos encontrar formas de dar continuidade a essa aposta”, acrescenta ainda frei António Martins, apontando exemplos bem sucedidos, como na diocese de Braga, “que aposta em triénios dedicados à Palavra de Deus”.

O tema desta 33ª Semana Bíblica Nacional é “a Aliança na Bíblia e as nossas alianças”, e foi escolhido por ser considerado pelos monges Capuchinhos como um tema estruturante, na narrativa da bíblia, e fundamental para a compreensão dos cristãos.

“Aliança é a palavra-chave que nos permite aceder à Bíblia e entendê-la como uma história de amor e de salvação, que Deus oferece à Humanidade” explica o ministro provincial da congregação, recorrendo à linguagem informática.

Depois desta semana, o tema vai ser debatido ao longo de todo o ano pastoral, nos diversos grupos bíblicos diocesanos e paroquiais. Um trabalho que depois será apresentado num encontro em Fátima, a nível nacional, que se realizará em Junho de 2011.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top