Igreja: D. Manuel Clemente presidiu à ordenação sacerdotal de quatro jesuítas

Celebração decorreu na igreja de São Roque

Lisboa, 09 jul 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa ordenou hoje quatro sacerdotes da Companhia de Jesus, na igreja de São Roque, e disse que a vida de um padre “deve ser especialmente” portadora do “sentido redentor da vida”.

“Jesus Cristo oferece como um excesso de entrega, aquilo que falta por excesso de carência e excesso de mal à nossa volta”, afirmou D. Manuel Clemente à Agência ECCLESIA após a celebração, cujos cânticos foram criados para a ordenação dos novos quatro padres Jesuítas.

O cardeal-patriarca de Lisboa referiu-se ao “carisma específico de Inácio de Loyla”, fundador da Companhia de Jesus que inspira o sacerdócio dos quatro padres ordenados, como forma de “ajudar o povo de Deus a descobrir e aprofundar o que Deus espera de cada um”.

Andreas Lind, António Ary, Bruno Nobre e Francisco Mota foram os jesuítas ordenados sacerdotes na celebração presidida pelo cardeal-patriarca, na igreja de São Roque, em Lisboa.

Referindo-se às leituras escolhidas para a celebração, D. Manuel Clemente lembrou que o texto do profeta Isaías (61, 1-3a) assinalou que Jesus “é o espírito que unge” os cristãos, “e em particular aos sacerdotes” com a mesma intenção de se tornarem “próximos do sofrimento humano” aliviando-o e “abrir a esperança”.

Já da Primeira Carta de São Pedro (4, 7b-11), o cardeal-patriarca recordou a diversidade de carismas, “sinal do todo que podemos realizar em Igreja”.

As ordenações de quatro sacerdotes jesuítas decorreu igreja onde está sepultado o primeiro patriarca de Lisboa, na igreja de São Roque, e no ano em que o se comemoram três séculos da concessão título de “Patriarcado” à Diocese de Lisboa, pelo Papa Clemente XI, a 07 de novembro de 1716.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top