Diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais aborda impacto da redução no número de visitantes e medidas de segurança implementadas
Lisboa, 22 Jun 2020 (ECCLESIA) – A diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja considera que os portugueses têm “muito para descobrir” no património, este ano com a possibilidade de o fazer de “forma mais completa e com mais qualidade”.
A “redução de público e visitantes” nos locais com património, devido às “normativas impostas” por causa da pandemia, pode ajudar na fruição do património de forma “mais calma e com mais tempo”, disse Sandra Costa Saldanha à Agência ECCLESIA.
As visitas mais calmas “permitem um olhar mais atento” ao património que nos rodeia e que convida a conhecer, realçou.
Em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA (RTP2), a responsável destacou que as instituições da Igreja se prepararam “para receber com segurança” todos os potenciais visitantes destes espaços.
Alguns museus da Igreja têm trabalhado “nesse sentido” e “procuram readaptar-se a esta nova realidade” depois do período de confinamento, salientou Sandra Costa Saldanha.
Portugal tem um património vasto e diversificado e os portugueses têm “muita coisa para conhecer explorar”, um trabalho desenvolvido também na Pastoral do Turismo.
Apesar de “muita programação cultural” ter ser sido “interrompida e cancelada”, devido à pandemia, a partir de julho “uma panóplia de eventos” vão ser realizados “dentro da nova normalidade”.
Neste contexto, destaca-se a “criação de rotas” organizadas que têm vindo a ser incrementadas, nos últimos anos, que têm como tema central o património religioso, disse a diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
Em relação ao projeto ‘Rota das Catedrais’, Sandra Costa Saldanha refere que têm sido feitas “imensas intervenções” neste património, devido às parcerias existentes entre vários organismos.
A responsável destaca também o projeto ‘Caminhos da Fé’, que incide em dois temas específicos: Os “Caminhos de Santiago” e os “Caminhos Marianos”.
HM/LFS/OC