Bispo do Porto, D. Manuel Linda, realçou ação pastoral e educação cultural da iniciativa

Porto, 19 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo do Porto assinalou a ação pastoral e de educação cultural da exposição de arte sacra ‘MISSIO’, com obras de 70 autores, da Paróquia de São Salvador de Grijó (Vila Nova de Gaia), integrada nas festas do padroeiro.

D. Manuel Linda na inauguração da exposição referiu que a expressão religiosa através das obras de arte encontra-se na natureza da mensagem e da história cristã tendo sido ao longo dos séculos um instrumento de evangelização e de valorização humana e cultural das populações, informa o jornal ‘Voz Portucalense’.

O pároco de Grijó, cónego António Coelho de Oliveira, explicou que esta iniciativa pretende aliar a liturgia e ação pastoral e celebrativa da Igreja à expressão artística.

A exposição ‘Missio’, com curadoria do cónego António Coelho e Bruno Marques, é composta por pinturas e esculturas de 70 artistas e cada obra de arte é acompanhada por um poema ou reflexão que também serviu de inspiração a cada autor.

A mostra pode ser visitada nos dois andares do claustro do Mosteiro de Grijó e no coro alto, onde se pode ver vitrais do mestre Júlio Resende, até ao mês de setembro, divulga o jornal da Diocese do Porto.

O tema da missão, da exposição inaugurada pelas Festas de S. Salvador de Grijó, em Vila Nova de Gaia, está em sintonia com o Ano Missionário especial que a Igreja Católica em Portugal está a viver até outubro, o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco.

Segundo o programa da festa do padroeiro da Paróquia de Grijó, a Missa e procissão a São Salvador é no dia 4 de agosto, a partir das 10h00, e na véspera está prevista uma procissão e velas e celebração da Palavra, às 21h30.

CB/PR

Partilhar:
Share