Igreja/Cultura: Madalena Cabral distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia

Lisboa, 13 dez 2013 (Ecclesia) – Madalena Cabral, que integrou o Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR), recebe hoje o prémio de “Personalidade do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), às 16h00, no Museu das Comunicações, em Lisboa.

A Associação Portuguesa de Museologia explica que a distinção atribuída a Madalena Cabral, hoje com 91 anos, enaltece um percurso “que se destacou pelo pioneirismo e impulso aos serviços educativos dos museus”.

A galardoada contribuiu para a “renovação da paramentaria no âmbito do MRAR, criado no início dos anos 50 do século XX com vista à elevação da arquitetura religiosa e da arte sacra em Portugal a uma maior dignidade e qualidade plástica”, explica o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

A ligação de Madalena Cabral ao Movimento de Renovação da Arte Religiosa deu-se através da União Noelista Portuguesa, “que tinha entre as suas principais atividades a confeção de alfaias litúrgicas para igrejas pobres”, acrescenta o SNPC.

Para além de Madalena Cabral, também participaram no MRAR vários arquitetos, artistas plásticos e historiadores como Nuno Teotónio Pereira, João de Almeida, Diogo Pimentel, Nuno Portas, Luís Cunha, Erich Corsepius, Formosinho Sanchez, Manuel Costa Cabral, Eduardo Nery e Jorge Vieira.

Os interesses do MRAR alargaram-se a campos como a música sacra, ourivesaria e paramentaria mas este grupo começou a sua atividade com uma “Exposição de Arquitetura Religiosa Contemporânea”, em 1953.

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se hoje às 16h00 no Museu das Comunicações e Madalena Cabral vai partilhar o Prémio Personalidade do Ano com José Cruz de Carvalho que se destacou na área da museografia e produção de exposições.

A APOM revela que este ano receberam 110 propostas para os prémios que têm 25 categorias e pretendem “incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus”.

A Associação Portuguesa de Museologia, fundada em 1965, atribui os galardões desde 1997 cujos prémios se referem ao ano anterior da atribuição.

SNPC/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top