Iniciativa decorre na cidade de Viseu

Lisboa, 11 nov 2017 (Ecclesia) – Um ciclo de Cinema está a preparar o próximo Encontro Nacional de Leigos, iniciativa da Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) que vai decorrer em Viseu, a 18 de novembro.

O festival cinematográfico teve quatro sessões e encerra-se a 16 de novembro, proporcionando o visionamento de um filme e da participação num debate.

“É a primeira vez que lançamos a ideia de, durante o mês antecedente ao encontro, exibir cinco filmes diferentes, em estilos, temas e realização, que, enquanto forma de expressão artística, permitem debates muito interessantes”, explica à Agência ECCLESIA Rosário Lupi Bello, da organização do encontro.

Desde o dia 19 de outubro, o Palácio do Gelo, em Viseu, acolheu os filmes e as pessoas interessadas no seu visionamento e na reflexão de questões que cruzam a humanidade, a ciência, o desenvolvimento e a fé.

O ciclo encerra-se com a projeção do filme «Dos homens e dos Deuses», de Xavier Beauvois.

“Tentámos abordagens muito diferentes: a família, o desenvolvimento social, a fé como caminho de pertença… é muito variado para que as pessoas possam escolher o tipo de realizador e tema que mais gostam”, traduz a responsável também professora de Teoria da Literatura com  interesse na área cinematográfica.

O debate após o visionamento dos filmes tem-se revelado “uma aposta ganha”.

Rosário Lupi Bello acredita que as manifestações artísticas podem ser “formas de manifestar uma certeza na vida, na esperança, que vem da fé e de um encontro que se fez, e que serve de base para a justiça e a paz”.

“Não somos donos de nenhuma resposta. É preciso uma grande humildade e simplicidade quando se fala nas questões da fé”, sublinha a responsável que, acredita, que as pessoas das artes têm “uma grande inquietação, são abertas à pergunta”.

“Há um diálogo, que é um desafio fantástico para os dois lados, porque se está diante de pessoas com perguntas e à procura. Se a pergunta existe, a resposta não é menor”, acrescenta.

Para Rosário Lupi Bello os cristãos leigos têm o valor acrescentado de “poderem estar abertos” ao diálogo, “com abertura e capacidade de escuta”.

O 4.º Encontro Nacional de Leigos está no centro da mais recente edição do semanário digital ECCLESIA.

O lançamento do Encontro para Jovens (dos 15 aos 35 anos) decorre no dia 17 de novembro, com um concerto de Samuel Úria, às 21h00.

Durante a manhã do dia 18 de novembro serão abordados os temas “A esperança que trazemos em nós” e “O trabalho pela justiça e pela paz”. Durante a tarde haverá diversos ateliês, relacionados com as temáticas “Fé e sentido para a vida”, “Espiritualidade”, “Território”, “Família”, “Trabalho” e “Cidadania”.

Às 19h00 será celebrada a Eucaristia na Sé de Viseu.

PR/SN/JCP/OC

Partilhar:
Share