Igreja: Cooperadoras da Família divulgam tema e objetivos do Plano de Vida e Ação

Lisboa, 09 set 2016 (Ecclesia) – O Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) vai viver o Plano de Vida e Ação (PVI) 2016/2017 sob o lema ‘Ser sinal do rosto materno de Deus’, em sintonia com as orientações do instituto e da Igreja.

“Os desafios e interpelações deixadas pela celebração do ano do cinquentenário, as linhas de força da Assembleia Geral de 2015, o centenário das aparições de Fátima, a encíclica ‘Laudato Si’ e a exortação apostólica Alegria do Amor”, são os pilares do PVI do Instituto Secular das Cooperadoras da Família.

Na sua página na internet, o ISCF informa que o lema para o novo ano pastoral é ‘Ser sinal do rosto materno de Deus’ e o PVI 2016/2017 “enquadra-se” no mote escolhido para dinamizar um sexénio que as Cooperadoras vão viver até 2021 e incentiva-as a ‘Estar no mundo com o coração de Deus ao serviço da Família’.

As Cooperadoras da Família são chamadas a ‘Ser o rosto materno de Deus’ em cinco áreas onde o verbo cuidar está presente: “Cuidado pessoal; cuidar da relação com Deus; cuidar dos outros, especialmente da família; cuidar do carisma e cuidar a terra, a nossa casa comum”.

O Plano de Vida e Ação 2016/2017 tem como objetivo geral que o ISCF testemunhe com “a família o rosto materno de Deus no coração do mundo” e, nesse contexto, as cooperadoras vão trabalhar várias dimensões: “Carismática; espiritual; formação; fraternidade, social e apostólica e vocacional.”

O instituto secular, no seu sítio online, informa ainda que a cada dimensão estão associadas “várias as ações e estratégias programadas” que vão ser anunciadas à medida que as datas forem sendo agendadas.

Segundo as Cooperadoras da Família o tema do novo ano pastoral incentiva também a apreender de Maria e com Maria “a primazia do Amor de Deus e do seu filho Jesus”, um aspeto a valorizar e que se insere no âmbito daa celebração do Centenário das Aparições de Fátima (1917-2017).

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top