Igreja/Arte: Musical revisita os 300 anos do Patriarcado de Lisboa

D. Manuel Clemente convida diocesanos a assistir à peça, com estreia marcada para 18 novembro

Lisboa, 05 out 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca convidou os fiéis da diocese a assistir ao musical ‘Partimos. Vamos. Somos’, que assinala os 300 anos do Patriarcado de Lisboa.

"Partimos. Vamos. Somos: Mais do que três palavras, indicam uma vida plena, como realmente acontece. Só é, quem "parte", de corpo e alma parte, e assim mesmo acontece. Como queremos para nós e para todos”, escreveu D. Manuel Clemente, num texto divulgado através da internet.

Na mensagem à diocese, o cardeal-patriarca convida a irem ver “a viagem em toada musical”: “Venham ser com os que foram, para acontecerem sempre mais agora.”

D. Manuel Clemente observa que 300 anos de Patriarcado em Lisboa “aludem ao que se chegou a ser porque antes se partira” como os que tinham chegado “tantos séculos antes com o Evangelho de Cristo”.

No seu sítio online, o Patriarcado informa que o elenco do musical ‘Partimos. Vamos. Somos’ é constituído por jovens da própria diocese.

O texto é da responsabilidade do prefeito do Seminário de São José de Caparide, o padre Hugo Gonçalves; a encenação é de  Matilde Trocado, que a partir desta quinta-feira tem em cena o musical ‘Calcutá: um musical sobre a santa dos últimos’, dedicado à Madre Teresa.

A estreia do musical sobre os 300 anos do Patriarcado de Lisboa está marcada para 18 de novembro, no Teatro Tivoli BBVA, permanecendo em cena até ao dia 20 do mesmo mês.

Na Igreja Católica latina, além de Lisboa, só Veneza tem também o título de patriarcado; o título foi dado à diocese portuguesa em 1716, pelo Papa Clemente IX, em reconhecimento d o esforço missionário e de evangelização dos portugueses.

D. Manuel Clemente é o 17.º patriarca de Lisboa, tendo sucedido a José Policarpo (1936-2014).

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top