Guiné-Bissau: FEC conclui experiência piloto na área da Educação

Iniciativa nasceu em 2007 com o objectivo de melhorar a qualidade do ensino das escolas comunitárias e privadas daquele país

Na base da experiencia acumulada ao longo de seis anos de intervenção em escolas do ensino básico no interior da Guiné-Bissau, a Fundação Evangelização e Culturas (FEC) concebeu em 2007 um projecto de cariz experimental com o objectivo de melhorar a qualidade do ensino das escolas comunitárias e privadas daquele país.

O projecto “+ Escola” desenvolvido durante os últimos dois anos contou com o Apoio do Instituto de Português de Apoio ao Desenvolvimento e de parceiros locais como seja a PLAN Guiné-Bissau, a Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino, a Diocese de Bafatá, a Action Aid, a SNV, a Caritas GB entre outros. Fundamental o acompanhamento e os compromissos assumidos pelo Estado guineense no sentido de não transferir os professores e directores alvo da intervenção.

Este projecto encontrou-se alicerçado em três eixos: i) formação em gestão e administração escolar, com envolvimento da comunidade, dos organismos associativos, das missões e da direcção de escola; ii) a formação pedagógica e didáctica de professores, partindo dos conteúdos dos programas do ensino básico; iii) a facilitação de acesso a materiais pedagógicos, de consulta teórica e de gestão e administração escolar. Factor estruturante parece ter sido a cultura de proximidade, materializada pelo processo de tutoria em contexto de trabalho junto de professores e responsáveis de escola. 

Com a avaliação ainda em curso podem ser apontados alguns resultados líquidos preliminares. É o caso do manual de gestão e administração escolar para escolas de auto-estão e privadas, da aprovação de regulamentos internos nas escolas comunitárias e publicas de iniciativa comunitária e da formulação de contratos de trabalho entre as escolas comunitárias e os professores (muito raros na Guiné-Bissau). É também relevante a tendência para o aumento da capacidade lectiva dos professores[1], concomitante com o aumento do sucesso escolar e a diminuição do abandono, especialmente entre as raparigas. 

[1] Medida através de uma bateria de indicadores também experimentada no decorrer do projecto

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