Guarda: Rede de Cuidados Continuados vai ser alargada à Saúde Mental

O Director Clínico da Casa de Saúde Bento Menni, Pissarra da Costa, admitiu ao Jornal “A Guarda” que a criação de uma Rede de Cuidados Continuados na área da Saúde Mental, será “mais uma forma de ajudar” os idosos do distrito da Guarda.

Durante a realização das III Jornadas Saber Envelhecer, realizadas nos dias 16 e 17 de Outubro, no Auditório da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, aquele responsável disse que “o distrito da Guarda é dos mais envelhecidos do país” e que “enquanto a média nacional é de 17,4%, nós temos 25% de idosos e concelhos onde esse valor ronda os 40%, como é o caso do Sabugal”.

“Temos na Guarda e em outros concelhos, uma Rede de Cuidados Continuados, que vai ser reforçada. Agora, está anunciado o alargamento da Rede aos problemas da Saúde Mental. Muitos idosos têm também doenças mentais incapacitantes, que levam à dependência, e que, neste momento, não estavam abrangidas pelos Cuidados Continuados e estamos a pensar que agora seja mais uma forma de os ajudar”, declarou Pissarra da Costa.

O responsável acrescentou que a Casa de Saúde Bento Menni e as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus estão “disponíveis para colaborar nessa Rede de Cuidados Continuados, mesmo em relação à Saúde Mental”.

Durante os trabalhos, que contaram com cerca de 350 participantes, foram abordados temas como “envelhecimento activo”, “envelhecimento com doença”, “perturbações psicóticas no idoso”, “dor no idoso”, “capacidade de decisão no idoso doente”, “envelhecimento com dignidade”, “idosos em segurança” e “ética no envelhecer”, entre outros.

Redacção/Jornal “A Guarda”

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top