Padre Alberto Antunes Gonçalves; Foto Diocese da Guarda

Guarda, 31 mai 2019 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda informa que faleceu o padre Alberto Antunes Gonçalves, antigo chanceler da Cúria, e funeral realiza-se esta tarde, às 15h00, na igreja de S. Pedro do Jarmelo, presidido pelo bispo diocesano, D. Manuel Felício.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese da Guarda informa que o sacerdote faleceu esta na manhã desta quinta-feira, 30 de maio, no Centro de Acolhimento S. João de Deus, na Guarda.

O padre Alberto Antunes Gonçalves nasceu a 9 de fevereiro de 1924, na Guarda, e foi ordenado a 24 de novembro de 1946, no Seminário da Guarda, por D. João de Oliveira Matos.

Antes da ordenação presbiteral foi professor e prefeito no Outeiro de S. Miguel e no Colégio de S. José – Guarda.

A partir de 1962, o padre Alberto Antunes Gonçalves exerceu funções de diretor e professor do Colégio “Nun’Álvares” de Gouveia, e em 1965 passou a subdiretor, professor e administrador do Colégio de S. José, na Guarda.

O sacerdote também foi pároco das Freguesias de Pinhanços e Santa Comba, no Arciprestado de Seia (1973), de S. Miguel e S. Pedro do Jarmelo (1991).

O padre Alberto Antunes Gonçalves desempenhou também as funções de Assistente Eclesiástico da Cáritas Diocesana 1987; foi vice-chanceler da Cúria Diocesana da Guarda em 1993 e no ano seguinte chanceler, arcipreste da Guarda, entre 1993 e 1995.

CB

Partilhar:
Share