Guarda, 12 out 2020 (Ecclesia) – O padre José Cabral, dos Missionários de S. João Batista, fundador da Escola Profissional de Trancoso, faleceu esta sexta-feira, aos 84 anos, anunciou hoje a Diocese da Guarda.

O bispo diocesano, D. Manuel Felício, vai presidir esta terça-feira a uma Eucaristia de sufrágio, na igreja Paroquial de Fiães.

O falecido sacerdote tinha sido ordenado a 29 de julho de 1962 na cidade Mainz, Alemanha, tornando-se o primeiro membro português da União de São João Baptista.

“Foi o primeiro impulsionador e organizador inicial do ensino primário e secundário de português na Alemanha, sendo responsável pela ida dos primeiros 25 professores portugueses”, assinala uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O padre José Cabral foi colaborador na Obra Católica das Migrações Alemã e membro da equipa redactorial da Convenção Social entre a Alemanha e Portugal.

Na Diocese da Guarda, a partir de 1 de outubro de 1983, foi “responsável pela fundação e orientação do Centro de Promoção Rural e Sócio Pastoral da Quinta da Tapada, em Fiães, concelho de Trancoso e da Escola Agrária na mesma localidade”.

Em 1989, em colaboração com a Câmara Municipal de Trancoso, criou a Escola Profissional de Trancoso, “que mudou o panorama regional do ensino e que ainda hoje preza o seu legado”.

OC

Partilhar:
Share