Guarda: Diocese vai assinalar 2.º aniversário de pontificado do Papa Francisco

D. Manuel Felício fala num período «de graça para a Igreja Católica e para o mundo»

Guarda, 11 mar 2015 (Ecclesia) – O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, vai assinalar esta sexta-feira o segundo aniversário do pontificado do Papa Francisco com uma celebração eucarística na Igreja de São Vicente.

Em declarações ao jornal “A Guarda”, D. Manuel Felício classifica os dois anos de missão do Papa argentino como um período “de graça para a Igreja Católica e para o mundo”.

Um homem, frisa o prelado, que se apresentou às pessoas “como um Papa vindo dos confins do mundo e como Bispo de Roma”.

“Desta forma começou e continuou a surpreender”, salientou o bispo da Guarda.

A missa na Igreja de São Vicente está marcada para as 18h00 e vai marcar também o início na diocese egitaniense o começo da iniciativa “24 horas para o Senhor”, proposta pelo Papa Francisco com o objetivo de promover em todas as dioceses momentos de oração e celebrações penitenciais, como preparação para a Páscoa.

Jorge Mario Bergoglio, de 78 anos, foi eleito a 13 de março de 2013 como sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, escolhendo o inédito nome de Francisco; é também o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e o primeiro pontífice sul-americano.

Natural de Buenos Aires, capital da Argentina, Francisco é filho de emigrantes italianos e trabalhou como técnico químico antes de se decidir pelo sacerdócio, no seio da Companhia de Jesus.

Em 1992 João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Buenos Aires, diocese que assumiu seis anos depois, após a morte do bispo titular, o cardeal Antonio Quarracino.

Em 2001 foi criado cardeal pelo Papa polaco e participou nesse mesmo ano como relator da 10ª assembleia do Sínodo dos Bispos.

O seu lema cardinalício, ‘Miserando atque eligendo’, evoca uma passagem do Evangelho segundo São Mateus: “olhou-o com misericórdia e escolheu-o”.

Quando foi escolhido como Papa, no conclave de 13 de março de 2013, Francisco apresentou-se à multidão com votos de boa noite e pediu que rezassem por ele, antes de dar às pessoas a sua bênção.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top